Meritor 2 1000mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A - 60659463002992
  • Categoria: Diabetes
  • Princípio ativo: Metformina,Glimepirida
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Meritor é indicado para o controle dos casos de diabetes mellitus não insulino-dependente (tipo 2) nos quais não foi obtido controle satisfatório com o uso de dieta, controle do peso corporal e exercícios físicos, devendo então seu uso ser feito em conjunto com tais medidas, a fim de proporcionar um maior controle sobre os níveis de glicemia. Meritor pode, a critério médico, ser usado em associação com a insulina, porém seu uso combinado à insulina exige cuidadosa monitorização, pois o potencial para a ocorrência de hipoglicemia (diminuição intensa dos níveis de glicose no sangue) pode aumentar.

  • Como este medicamento funciona?

    Meritor é um medicamento que combina a ação de dois medicamentos destinados ao controle do diabetes mellitus: a glimepirida e o cloridrato de metformina. A glimepirida pertence a um grupo de medicamentos denominados de sulfonilureias e sua ação se dá principalmente através da estimulação da insulina pelas células do pâncreas, aumentando a metabolização da glicose e reduzindo a glicemia (nível de açúcar no sangue). Já o cloridrato de metformina atua aumentando a captação de glicose pelo organismo e também reduzindo a produção de glicose pelo fígado. O uso combinado dos dois medicamentos proporciona um efeito sinérgico e amplo sobre as diversas etapas envolvidas na manutenção dos níveis de glicose no sangue, e consequentemente, para obter-se um controle efetivo do diabetes.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Meritor não deve ser utilizado por pacientes com história conhecida de alergia aos seus componentes. A ingestão de bebidas alcoólicas não é recomendada durante o uso desse medicamento. Meritor é contraindicado em pacientes com: - Insuficiência cardíaca congestiva que requer tratamento farmacológico; - Infarto agudo do miocárdio; - Insuficiência renal; - Insuficiência hepática grave; - Acidose metabólica; - Não deve ser utilizado para tratamento de pacientes portadores de diabetes mellitus do tipo I e em casos de diabetes descompensado que requeira controle hospitalar. Este medicamento é contraindicado para uso por portadores de insuficiência renal e por menores de 18 anos.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    A utilização desse medicamento deve ser sempre rigorosamente acompanhada pelo médico, obedecendo-se às dosagens e horários prescritos. Em nenhuma hipótese deve ser feita qualquer tipo de adaptação, alteração de dose ou substituição de medicamentos sem o conhecimento e a orientação do médico. Meritor deve ser utilizado exclusivamente por via oral, obedecendo-se à dosagem e os horários estabelecidos pelo médico. O uso combinado de cloridrato de metformina e de glimepirida não elimina a necessidade de controle dietético em todos os casos de diabetes, assim como de controle de peso corporal e manutenção de atividade física. Devem ser regularmente realizados os controles clínicos e bioquímicos habituais do diabetes.

    Se houver necessidade de realizar exames radiográficos com utilização de contrastes, deve-se informar ao médico para que o mesmo oriente quanto à maneira adequada de interromper o tratamento e reiniciar após o procedimento. Também deve ser informado ao médico qualquer caso em que haverá necessidade de realização de procedimentos cirúrgicos e que em virtude disso, você precise parar de se alimentar ou de ingerir líquidos. Em geral recomenda-se suspender temporariamente a administração de Meritor previamente à cirurgia (ao menos 24 horas antes) e não reiniciar seu uso até que a alimentação oral tenha sido restabelecida e a função renal avaliada.

    O cloridrato de metformina pode muito raramente desencadear ou contribuir para o aparecimento de acidose lática, que é um distúrbio do equilíbrio metabólico do organismo e que, na ausência de tratamento específico, pode ser bastante grave ou mesmo fatal. A acid

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O medicamento Meritor deve ser utilizado exclusivamente por via oral, obedecendo-se à dosagem e os horários estabelecidos pelo médico. A utilização desse medicamento deve ser sempre rigorosamente acompanhada pelo médico, respeitando as orientações quanto à dieta, horário de refeições e tomada da medicação. O uso combinado de cloridrato de metformina e de glimepirida não elimina a necessidade de controle dietético em todos os casos de diabetes.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de Meritor pode causar hipoglicemia, que é a diminuição intensa dos níveis de glicose no sangue, especialmente quando a ingestão calórica é baixa, após exercícios físicos, ou quando há consumo de álcool. Além disso, o cloridrato de metformina, um dos componentes de Meritor, pode raramente levar ao aparecimento de acidose láctica, um distúrbio grave do metabolismo. Os sinais de acidose láctica incluem dores abdominais, cãibras, fraqueza intensa e alterações de consciência. Pacientes devem ter atenção redobrada quanto a esses efeitos e procurar assistência médica se necessário.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.