• Home
  • Bulas
  • Mesigyna Noretisterona 50mg Ml Estradiol 5MG Ml com 1ML Solucao Injetavel Bayer

Mesigyna Noretisterona 50mg Ml Estradiol 5MG Ml com 1ML Solucao Injetavel Bayer

  • Fabricante: Bayer S.a. - 18459628000115
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Enantato De Noretisterona,Valerato De Estradiol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Mesigyna é indicado para prevenir a gravidez. Os contraceptivos hormonais injetáveis são um método muito eficaz de controle de natalidade. Quando utilizados corretamente (sem atraso ou esquecimento das injeções), a possibilidade de ocorrência de gravidez é muito baixa.

  • Como este medicamento funciona?

    Mesigyna ® é um contraceptivo hormonal combinado injetável, formulado como uma preparação de depósito. Dentro do corpo, os ingredientes ativos de Mesigyna ® são liberados muito lentamente, de modo que a aplicação de uma injeção mensal é suficiente. Mesigyna ® contém uma combinação de dois hormônios femininos: o enantato de noretisterona (um progestágeno) e o valerato de estradiol (um estrogênio).

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Mesigyna não deve ser utilizado na presença das condições descritas a seguir: história atual ou anterior de coágulo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou outras partes do corpo; história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; história atual ou anterior de doenças sinal indicativo de futuro ataque cardíaco; alto risco para formação de coágulos; história de enxaqueca com sintomas neurológicos focais; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; história atual ou anterior de doença do fígado; história atual ou anterior de câncer sob a influência de hormônios sexuais; presença ou antecedente de tumor no fígado; presença de sangramento vaginal sem explicação; ocorrência ou suspeita de gravidez; hipersensibilidade ao enantato de noretisterona, valerato de estradiol ou a qualquer um dos componentes de Mesigyna.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Nesta bula estão descritas várias situações em que o uso de Mesigyna deve ser descontinuado ou em que pode haver diminuição da sua eficácia. Nestas situações, deve-se evitar relação sexual ou, então, utilizar adicionalmente métodos contraceptivos não-hormonais como, por exemplo, preservativo ou outro método de barreira. Não utilize os métodos da tabelinha (do ritmo ou Ogino-Knaus) ou da temperatura. Estes métodos podem falhar, pois Mesigyna modifica as variações de temperatura e do muco cervical que ocorrem durante o ciclo menstrual normal.
    Mesigyna, como todos os demais contraceptivos hormonais, não protege contra infecções causadas pelo HIV (AIDS), nem contra qualquer outra doença sexualmente transmissível. É recomendável consultar o médico regularmente para que ele possa realizar os exames clínicos gerais e ginecológicos de rotina e confirmar se o uso de Mesigyna pode ser continuado.
    O uso de Mesigyna requer cuidadosa supervisão médica na presença das condições descritas abaixo: fumo; diabetes; excesso de peso; pressão alta; alteração na válvula cardíaca ou alteração do batimento cardíaco; inflamação das veias (flebite superficial); veias varicosas; qualquer familiar direto que já teve um coágulo; enxaqueca; epilepsia; você ou algum familiar direto tem ou já apresentou níveis altos de colesterol ou triglicérides no sangue; algum familiar direto que tem ou já teve câncer de mama; doença do fígado ou da vesícula biliar; doença de Crohn ou colite ulcerativa; lúpus eritematoso sistêmico; síndrome hemolítico-urêmica; anemia falciforme; ou condições que tenham ocorrido pela primeira vez, ou piorado, durante a gravidez ou uso prévio de hormônios sexuais.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Mesigyna deve ser administrado por via intramuscular. É indicado para prevenção da gravidez e é um contraceptivo hormonal combinado formulado como uma preparação de depósito, necessitando apenas de uma injeção mensal para sua eficácia. Para garantir a eficácia, é fundamental não atrasar ou esquecer as injeções.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Mesigyna não deve ser utilizado na presença de condições como: história atual ou anterior de coágulo em veias, ataque cardíaco ou derrame cerebral, doenças que podem sinalizar futuros problemas cardíacos, alto risco para formação de coágulos, certa tipo de enxaqueca acompanhada de sintomas neurológicos, diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos, doença do fígado, câncer que pode se desenvolver sob influência de hormônios, tumor no fígado, sangramento vaginal sem explicação, suspeita de gravidez, e hipersensibilidade a seus componentes. É importante informar o médico caso essas condições ocorram durante o uso deste medicamento, pois pode ser necessário descontinuar o uso e considerar métodos contraceptivos não-hormonais.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.