Metadoxil ® (pidolato de piridoxina) é destinado ao tratamento das alterações do fígado, decorrentes da ingestão excessiva de bebida alcoólica, em particular fígado gorduroso e hepatite alcoólica. Também é apropriado para completar protocolos terapêuticos referentes ao “desmame” inicial e manutenção na abstinência de indivíduos alcoólicos.
Como este medicamento funciona?
Metadoxil ® (pidolato de piridoxina) acelera a eliminação do álcool nos tecidos e no sangue, para facilitar a eliminação do acetaldeído residual, ajudando a restabelecer a função do fígado normal.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar Metadoxil (pidolato de piridoxina) se tiver alergia ao pidolato de piridoxina ou a outros componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O uso durante a lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Se você utiliza L-dopa para doença de Parkinson, deve ser dada uma atenção especial, pois o pidolato de piridoxina pode interferir no efeito do fármaco. Não deve ser usado durante a lactação sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Atenção: contém os corantes dióxido de titânio e azul brilhante 133 laca de alumínio, que podem causar reações alérgicas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz e da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve tomar os comprimidos por via oral, sem mastigar e com líquido suficiente para engolir. Para os casos agudos de ingestão excessiva de bebida alcoólica, recomenda-se utilizar de 1 a 4 comprimidos ao dia por via oral a critério do médico. Para os casos crônicos de ingestão excessiva de bebida alcoólica, recomenda-se utilizar de 2 a 3 comprimidos ao dia por via oral, com duração mínima de 30 a 90 dias ou enquanto permanecer a ingestão excessiva, ou a critério do médico. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Você pode tomar o medicamento Metadoxil na hora regular e sem dobrar a dose. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Reações adversas medicamentosas foram relatadas muito raramente. Deve-se observar que, em alguns casos, pode ser difícil diferenciar eventos adversos de sintomas da doença subjacente. O uso prolongado do produto pode raramente causar o início de neuropatias periféricas que melhoram após a descontinuação da terapia. As reações adversas relatadas, observadas estão listadas abaixo, de acordo com a frequência:
Distúrbios do sistema imunológico: Muito raro: hipersensibilidade
Distúrbios do sistema nervoso: Muito raro: neuropatia periférica, tontura, desorientação
Distúrbios gastrointestinais: Muito raro: diarreia, vômito
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo: Muito raro: angioedema, erupção cutânea, urticária, prurido
Distúrbios do metabolismo e nutrição: Muito raro: diminuição do apetite
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não existem relatos de intoxicação por superdosagem de Metadoxil (pidolato de piridoxina). Em caso de administrar uma dose maior que a recomendada em bula acidentalmente, deve-se procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.