Este medicamento é indicado para constipação intestinal, como regulador intestinal no caso de intestino solto e na normalização do bolo fecal. Pode ser utilizado para auxiliar na redução dos níveis séricos de colesterol e da glicemia pós-prandial em conjunto a uma dieta hipocolesterolêmica. Também pode ser utilizado juntamente ao tratamento convencional da hiperlipemia, visando a diminuição de risco de doenças coronarianas.
Como este medicamento funciona?
Metamucil ® é composto por fibras vegetais que possuem grande capacidade de reter líquido, aumentando seu volume e diminuindo a consistência das fezes (facilitando a evacuação) e ajuda na regulação do intestino solto. Tem a capacidade de reduzir os níveis séricos de colesterol e da glicemia pós-prandial por retardar a absorção do colesterol e da glicose no trato gastrointestinal. Metamucil ® geralmente produz efeito de 12 a 72 horas após ingestão.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para menores de 6 anos. É contraindicado a pessoas com conhecida hipersensibilidade ao Psyllium ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Não deve ser utilizado se você tem dificuldade de deglutição, obstrução ou bloqueio intestinal, impactação fecal, constipação crônica ou constipação associada a pós-operatório ou qualquer outra moléstia que interfira na progressão das fezes pelo trato gastrointestinal. A última dose do dia não deve ser tomada imediatamente antes de dormir, uma vez que a motilidade gástrica reduzida pode prejudicar a passagem intestinal e causar sub-obstrução. Em casos de sangramento retal, dor abdominal, náusea, vômito e/ou qualquer outro sintoma gastrointestinal, não use o produto antes de consultar um médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Metamucil ® deve ser ingerido com um volume de água adequado para prevenir asfixia e obstrução intestinal. Se estiver usando alguma outra medicação, recomenda-se tomar Metamucil ® 2 horas antes ou 2 horas após outros medicamentos, para prevenir a alteração da absorção destes. Consulte um médico se você for diabético e estiver utilizando Metamucil ® para ajudar no controle dos níveis glicêmicos, uma vez que pode ser necessário o ajuste de dose dos medicamentos para diabetes. Atenção, diabéticos: este medicamento contém açúcar. Gravidez e lactação: Metamucil ® é uma formulação de ação iminentemente local, não sendo digerível nem absorvível por seu alto conteúdo em fibras. No entanto, a fibra solúvel de Metamucil ® adsorve substâncias orgânicas, inorgânicas e minerais. Assim, para evitar o risco de eliminação excessiva destas substâncias durante a gestação, não se recomenda ultrapassar as doses prescritas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Interações medicamentosas: não se recomenda a utilização em pacientes que fazem uso de digitálicos (medicamentos usados no tratamento de algumas doenças cardíacas). Não administrar com antidiarreicos e/ou outros produtos inibidores da motilidade intestinal (como loperamida, difenoxilato, opiáceos etc.) sob o risco de alteração do trânsito intestinal, inclusive obstrução intestinal.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em lugar seco. Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C). O produto deve ser guardado em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Como devo usar este medicamento?
O modo de preparo de Metamucil é o seguinte: 1. Adicione a dose recomendada em um copo vazio tamanho normal (240 mL).2. Complete o copo com água ou sua bebida favorita. É importante adicionar o suficiente para evitar obstrução da garganta e/ou esôfago e consequente asfixia. 3. Misture com vigor e beba imediatamente. O efeito será melhor ainda tomando-se um copo adicional de água. A posologia para adultos e crianças acima de 12 anos é de 7 g ou uma colher de sobremesa em 240 mL de água, de 1 a 3 vezes ao dia, administrando o produto junto às refeições.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você tenha se esquecido de tomar a dose de Metamucil, tome-a assim que possível, a menos que você tenha acabado de ingerir algum medicamento ou alimento, nesse caso espere 2 horas antes de tomar Metamucil.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas mais frequentemente relatadas com o uso de Metamucil são iguais às de outros laxantes de volume. Pode haver um aumento temporário de flatulências (gases) e distensão abdominal (inchaço abdominal) quando o produto é usado pela primeira vez. É incomum a frequência de outros sintomas incluindo náuseas, diarreia e desconforto abdominal ou dor abdominal. A obstrução intestinal e impactação fecal podem ocorrer muito raramente, especialmente se o produto é tomado com quantidade insuficiente de líquido. As reações alérgicas ou de hipersensibilidade associadas com a ingestão ou inalação de Psyllium têm sido relatadas, com sintomas como erupções cutâneas, rinite, urticária, broncoespasmo e reações anafiláticas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não foram descritos casos de intoxicação por superdose, uma vez que o produto não é absorvido. Em caso de ingestões acidentais deve-se buscar ajuda médica. Deve-se ressaltar a importância de uma hidratação adequada, especialmente se o medicamento for ingerido sem adequada dissolução prévia. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.