A metildopa é destinada para o tratamento da hipertensão (pressão alta).
Como este medicamento funciona?
A metildopa é um medicamento que pertence a um grupo de fármacos chamado agentes simpatolíticos de ação central. A metildopa age diminuindo os impulsos do sistema nervoso central que aumentam a pressão arterial. A redução máxima da pressão arterial ocorre de quatro a seis horas após tomar o medicamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar metildopa se:
- For alérgico a qualquer um de seus ingredientes;
- Tiver doença do fígado, tais como hepatite aguda ou cirrose ativa;
- Estiver tomando medicamentos inibidores da monoaminoxidase (MAO).
Este medicamento é contraindicado para o uso em crianças.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você não deve tomar metildopa se:
- For alérgico a qualquer um de seus ingredientes;
- Tiver doença do fígado, tais como hepatite aguda ou cirrose ativa;
- Estiver tomando medicamentos inibidores da monoaminoxidase (MAO).
Este medicamento é contraindicado para o uso em crianças.
Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas de saúde ou alergias que esteja apresentando ou tenha apresentado, como asma, se estiver sendo submetido à diálise, se já tiver apresentado problema no fígado, e se for alérgico a sulfitos. A metildopa não é recomendada para o tratamento de pressão alta causada por feocromocitoma.
Antes de cirurgia e anestesia, informe ao médico ou dentista que está tomando metildopa, pois pode ocorrer queda repentina da pressão arterial associada à anestesia.
A metildopa pode interferir na medição de alguns agentes químicos de ocorrência natural no sangue e urina; portanto, lembre seu médico de que está tomando metildopa quando forem solicitados exames de laboratório.
Este medicamento contém corantes que podem eventualmente causar reações alérgicas, tais como dióxido de titânio, amarelo crepúsculo laca de alumínio e óxido de ferro vermelho que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
Você deve informar ao seu médico se estiver grávida ou se pretende engravidar, pois a metildopa é excretada no leite materno.
Este medicamento não
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde - o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Seu médico irá decidir a dose adequada, dependendo de sua condição e se está ou não tomando outros medicamentos. Tome metildopa diariamente com um pouco de água, exatamente conforme a orientação de seu médico. É muito importante que você continue tomando metildopa pelo tempo prescrito pelo seu médico e que não tome mais comprimidos do que a dose prescrita. A dose inicial usual de metildopa é de 250 mg duas ou três vezes ao dia nas primeiras 48 horas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar este medicamento, tome-o assim que lembrar. Se estiver próximo da hora da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retome seu esquema de uso habitual. Não tome um comprimido em dobro para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?