Metrexato® é indicado para o tratamento da artrite reumatoide e da psoríase grave em pacientes adultos que não respondem a outros tratamentos.
Como este medicamento funciona?
O metotrexato apresenta efeitos sobre o sistema imunológico, diminuindo a inflamação e sua ação é notada a partir de 3 a 6 semanas após o início do tratamento para artrite reumatoide. No caso da psoríase, os efeitos são observados em 1 a 4 semanas após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
O Metrexato® é contraindicado para pacientes adultos com alergia ao metotrexato ou a qualquer componente da formulação, para pacientes adultos com psoríase ou artrite reumatoide em que for diagnosticada gravidez, e em pacientes adultos que tenham evidência clara de comprometimento do sistema imunológico, disfunção grave no fígado ou nos rins e alterações nas células sanguíneas como redução das contagens de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. Além disso, o uso é contraindicado em caso de consumo excessivo de álcool, durante a lactação e para mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O Metrexato é contraindicado para pacientes adultos com alergia ao metotrexato ou a qualquer componente da formulação, para aqueles com psoríase ou artrite reumatoide diagnosticadas em gravidez, e em pacientes com comprometimento do sistema imunológico, disfunção grave no fígado ou nos rins, assim como alterações nas células sanguíneas, como redução das contagens de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. O uso do medicamento requer acompanhamento médico cuidadoso, incluindo exames laboratoriais periódicos, devido ao seu alto potencial de toxicidade. Deve-se evitar a gravidez enquanto o parceiro estiver em tratamento e durante pelo menos 3 meses após. A interação com outras substâncias e o consumo excessivo de álcool também é contraindicado. Além disso, não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando, pois é excretado no leite humano.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 o C a 30 o C). Proteger da luz. Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Para artrite reumatoide, o esquema de dose inicial recomendado é: dosa oral única de 7,5 mg uma vez por semana, podendo ser ajustada gradualmente, mas não deve exceder 20 mg por semana. Para psoríase, a dose inicial é de uma dose oral única de 10 - 25 mg por semana, podendo ser ajustada, sem exceder 30 mg por semana. É recomendada a suplementação com ácido fólico para reduzir o risco de eventos adversos. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O Metrexato pode causar reações adversas que variam em frequência e gravidade, geralmente relacionadas à dose administrada. Os possíveis males incluem:
Infecções e infecções oportunistas (às vezes fatais)
Herpes zóster
Sepse
Infecções induzidas por citomegalovírus
Nocardiose, Histoplasma e micose criptocócica
Herpes simples disseminado
Neoplasias benignas, malignas e não especificadas (incluindo cistos e pólipos)
Linfoma
É importante que o paciente esteja ciente de que deve informar ao médico sobre qualquer reação desagradável que apareça durante o tratamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso diário equivocado da dose recomendada de Metrexato pode levar à toxicidade fatal. Os pacientes devem procurar médico imediatamente caso ocorram sinais e sintomas precoces de toxicidade. O acompanhamento médico é necessário para detectar sinais ou sintomas de possíveis efeitos tóxicos ou reações adversas.