Metronidazol Prati 50G GEL 100mg

  • Fabricante: Prati Donaduzzi & CIA Ltda - 73856593000166
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Metronidazol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é indicado no tratamento de tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas).

  • Como este medicamento funciona?

    Este medicamento é um anti-infeccioso de uso local indicado no tratamento de tricomoníase. A absorção máxima ocorre entre 8 a 12 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento não deve ser usado se você já teve alergia ao metronidazol ou outro derivado imidazólico e/ou aos demais componentes do produto. Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica. Este medicamento é contraindicado para uso por homens.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O uso deste medicamento para tratamento com duração prolongada deve ser cuidadosamente avaliado pelo seu médico. Caso o tratamento com metronidazol, por razões especiais, necessite de uma duração maior do que a geralmente recomendada, você deverá realizar regularmente testes hematológicos (sangue), principalmente contagem leucocitária (contagem de leucócitos). Seu médico irá monitorá-la quanto ao aparecimento de reações adversas como neuropatia central ou periférica, por exemplo: parestesia, ataxia, vertigem, tontura e crises convulsivas. Este medicamento pode provocar escurecimento da urina. Durante a menstruação, o tratamento com metronidazol não é afetado. Você não deve ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento com metronidazol, devido à possibilidade de efeito antabuse, com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia. Foram reportados casos de hepatotoxicidade e insuficiência hepática aguda. O metronidazol deve ser utilizado após uma cuidadosa avaliação de risco-benefício. O uso de metronidazol durante a gravidez

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Este medicamento é indicado no tratamento de tricomoniase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas). O uso vaginal é recomendado para adultos. A absorção máxima ocorre entre 8 a 12 horas. Durante a menstruação, o tratamento com metronidazol não é afetado. Se houver previsão de início do próximo ciclo menstrual antes do término do tratamento prescrito pelo médico, recomenda-se, quando possível, postergar o início do tratamento para o dia seguinte ao término do ciclo menstrual. Caso o tratamento não esteja no início, complete-o até o seu término. É importante que você não ingira bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento, devido à possibilidade de efeito antabuse, com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esquecer de usar este medicamento, complete o tratamento até o seu término assim que lembrar. Caso a aplicação esteja próxima do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e retorne ao seu esquema normal de uso. Não duplique a dose para compensar a dose esquecida. Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O metronidazol pode causar os seguintes males: reações cutâneas bolhosas severas, como Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ), Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) e Pustulose Exantemática Generalizada Aguda (PEGA). Também foram observados problemas de saúde mental, como alucinações, confusão, e pensamentos de automutilação ou suicídio. Além disso, o uso prolongado pode levar à neuropatia, parestesia, ataxia, vertigem, tontura e crises convulsivas. Casos de hepatotoxicidade e insuficiência hepática aguda também foram reportados, especialmente em pacientes com Síndrome de Cockayne. É fundamental realizar monitoramento médico e exames laboratoriais periódicos durante o tratamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se você ou outras pessoas ao seu redor perceberem algum efeito colateral como confusão, tontura, vertigem, alucinações, convulsões ou distúrbios visuais, é necessário parar de tomar este medicamento e procurar imediatamente o seu médico.