Este medicamento é indicado para o tratamento de curta duração de insônia e para sedação, antecedendo procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando o transtorno submete o indivíduo a extremo desconforto, é grave ou incapacitante.
Como este medicamento funciona?
O maleato de midazolam pertence a um grupo de medicamentos chamado benzodiazepinas. Este medicamento apresenta efeito sedativo e indutor do sono muito rápido, de grande intensidade. Também exerce efeito contra ansiedade e convulsões e é relaxante muscular.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado por crianças ou por qualquer pessoa com alergia conhecida a benzodiazepínicos ou a qualquer substância da fórmula do produto. Não se deve administrar maleato de midazolam comprimidos a pacientes com miastenia gravis, doença grave no fígado, insuficiência respiratória grave ou apneia do sono. Este medicamento não deve ser administrado junto com medicamentos que são potentes inibidores ou indutores de CYP3A. Também é contraindicado para uso por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O maleato de midazolam é contraindicado para crianças, pessoas com alergia conhecida a benzodiazepínicos, miastenia gravis, doença grave no fígado, insuficiência respiratória grave, apneia do sono e sindrôme de má absorção de glicose-galactose. O uso prolongado deste medicamento pode causar dependência em pacientes predispostos. É importante evitar o consumo de álcool durante o tratamento, pois pode intensificar efeitos sedativos e levar a depressão respiratória e/ou cardiovascular. Pacientes com doença renal grave também devem ser monitorados com cautela, e o médico deve ajustar a dosagem conforme necessário.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido e mantenha fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Utilize os comprimidos de maleato de midazolam exatamente como o seu médico prescreveu. A dose usual é de um a dois comprimidos revestidos de 7,5 mg (ou um comprimido revestido de 15 mg), que deverá(ão) ser deglutido(s) com um pouco de líquido não alcoólico sem mastigar, imediatamente antes de deitar (de preferência já deitado), porque o efeito é muito rápido. O maleato de midazolam comprimidos pode ser administrado em qualquer horário, desde que você tenha certeza de que poderá dormir sem interrupção durante as sete ou oito horas seguintes.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso deste medicamento pode causar tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. O tratamento prolongado pode causar dependência em pacientes predispostos. É importante ressaltar que o álcool intensifica os efeitos do maleato de midazolam, podendo resultar em sedação grave, depressão respiratória e/ou cardiovascular clinicamente relevante. Além disso, pacientes com insuficiência renal grave têm maior probabilidade de apresentar reações adversas ao uso deste medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de maleato de midazolam pode resultar em sedação grave, que pode incluir depressão respiratória e/ou cardiovascular clinicamente relevante. Caso ocorra a ingestão de uma quantidade maior do que a indicada, deve-se procurar atendimento médico imediatamente. É importante não fazer uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois isso pode intensificar os efeitos do medicamento.