Modik ® é um medicamento indicado no tratamento de: condiloma acuminado (verrugas externas, genitais e anais), uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus HPV (Human Papilomavirus); ceratose actínica em adultos com sistema imunológico normal; carcinoma basocelular superficial em adultos com sistema imunológico normal, quando um método cirúrgico é menos apropriado.
Como este medicamento funciona?
Modik ® é um creme dermatológico, que possui em sua composição a substância imiquimode. Seu mecanismo de ação não é completamente conhecido. O imiquimode funciona como um imunomodulador, ou seja, modifica a resposta imunológica, favorecendo a remissão de lesões específicas da pele, quando aplicado de acordo com a indicação médica.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar Modik caso apresente hipersensibilidade (alergia) ao imiquimode ou a qualquer outro componente da fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A segurança e a eficácia de Modik ® não foram estabelecidas em pacientes com verrugas genitais/anais externas com idade inferior a 12 anos. A segurança e a eficácia de Modik não foram estabelecidas em pacientes com ceratose actínica ou com carcinoma basocelular superficial com idade inferior a 18 anos. Antes de iniciar o tratamento, o diagnóstico de carcinoma basocelular superficial deve ser definido histologicamente, pois a segurança e a eficácia do imiquimode não foram estabelecidas para outros tipos de carcinoma basocelular. Não se recomenda a administração de Modik em ulceração do pênis, ulceração da vulva, queimaduras solares e situações em que a pele não esteja completamente recuperada e/ou íntegra. Modik é um medicamento destinado apenas para uso externo, não deve ser usado na uretra, vagina, colo uterino ou parte interna do ânus. O contato sexual sem proteção deve ser evitado por pacientes com condiloma acuminado. Modik pode reduzir a eficácia de preservativos e diafragmas, assim, não se recomenda a sua utilização concomitante. Deve-se evitar o contato de Modik com a boca, olhos e nariz. É importante evitar a exposição da pele à luz solar durante o tratamento, e usar protetor solar na face. A área tratada não deve ser coberta. Homens não circuncisados devem manter a região limpa durante o tratamento. A aplicação de Modik na infecção genital/anal por HPV não destrói o vírus, mas auxilia na eliminação das verrugas. Deve ser utilizado com precaução em pacientes transplant
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30ºC) em sua embalagem original. Proteger da luz e umidade. Não congelar. Abra sempre um novo sachê a cada aplicação do produto. Após o uso, jogue-o fora. Nunca guarde a sobra do sachê para utilizá-la posteriormente. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Antes de se deitar, lave as mãos e a área a ser tratada com água e sabonete neutro. Seque bem a área limpa. Abra um sachê novo de Modik. Esprema-o, a fim de liberar o creme na ponta de seu dedo indicador. Aplique uma camada fina de Modik sobre a região afetada e esfregue suavemente até o creme desaparecer. Após a aplicação, jogue fora o sachê e lave as mãos com água e sabão. Deixe o creme agir por 6 a 10 horas sobre as verrugas genitais externas ou por aproximadamente 8 horas sobre as lesões de ceratose actínica ou carcinoma basocelular superficial. Após este período, lave a região tratada com água e sabonete suave. Abra sempre um novo sachê a cada aplicação do produto.
Posologia: Para as verrugas externas genitais/anais, as aplicações devem ser realizadas em dias alternados (três vezes por semana). No caso de lesões de ceratose actínica, as aplicações devem ser realizadas duas vezes por semana, e para carcinoma basocelular superficial, as aplicações devem ser realizadas cinco vezes por semana. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de aplicar uma dose do produto, aplique - a assim que se lembrar e continue o tratamento regularmente. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião - dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas podem variar, dependendo da condição da pele e de seu tipo (branca, morena etc.). Porém, a maioria das reações é geralmente de intensidade leve ou moderada.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não use mais produto do que o recomendado pelo médico. Doses maiores que as recomendadas podem levar a um aumento de reações adversas no local de aplicação.