Monuril com 1 Envelope

  • Fabricante: Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda. - 61100004000136
  • Categoria: Antibióticos
  • Princípio ativo: Fosfomicina Trometamol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento está indicado para o tratamento de curta duração de infecções bacterianas não complicadas das vias urinárias baixas (infecção urinária), como: cistite aguda e recidivante (recorrente), síndrome uretrovesical bacteriana aguda, uretrite não específica, bacteriúria assintomática na gravidez e infecção urinária pós-operatória. Está indicado, ainda, para profilaxia (prevenção) da infecção urinária pós-cirúrgica ou nas intervenções instrumentais do trato urinário.

  • Como este medicamento funciona?

    Monuril ® é um antibiótico sintetizado em laboratório, de amplo espectro de ação, que apresenta uma elevada atividade bactericida (mata as bactérias) contra germes Gram - positivos e Gram - negativos (mesmo alguns resistentes a outros antibacterianos / antibióticos) frequentemente isolados nas infecções urinárias. Monuril ® é um derivado do ácido fosfônico eficaz quando administrado em dose única. É apresentado sob a forma de granulado, em envelope; o conteúdo do envelope deve ser dissolvido em água para a administração por via oral.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve tomar este medicamento se tiver alergia (hipersensibilidade) à fosfomicina e/ou a qualquer um dos componentes da formulação. Pacientes com insuficiência renal grave (clearance de creatinina < 10 mL/min) e pacientes submetidos a hemodiálise. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças sem orientação médica. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Reações de hipersensibilidade sérias e ocasionalmente fatais, incluindo anafilaxia e choque anafilático, podem ocorrer durante tratamento com fosfomicina e podem ameaçar a vida. Se essa reação ocorrer, o tratamento com fosfomicina deve ser imediatamente descontinuado e nunca deve ser administrada novamente, sendo necessário um tratamento médico adequado. Diarreia associada a antibiótico foi relatada, podendo variar desde diarreia leve até colite fatal. Caso ocorra diarreia grave, persistente e/ou com sangue, deve-se considerar Clostridium difficile como a causa. O uso em crianças deve ser determinado pelo médico, considerando a relação risco-benefício. Pacientes com insuficiência renal devem ter atenção especial, pois concentrações urinárias de fosfomicina permanecem eficazes apenas se a depuração de creatinina for acima de 10 ml/min. O uso em mulheres grávidas deve ser feito com orientação médica. Medicamentos antiperistálticos são contraindicados em casos de diarreia grave. A fosfomicina não exige ajuste posológico em pacientes com alteração da função hepática.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (entre 15 ºC e 30 ºC) e proteger da umidade. Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para usar Monuril, dissolva o conteúdo do envelope em um copo d’água (50 a 75 mL) e mexa com o auxílio de uma colher. A solução deve ser ingerida de estômago vazio imediatamente após o preparo e preferencialmente à noite, antes de deitar e depois de urinar. Não guarde a solução para uso posterior, nem mesmo em geladeira. A posologia usual consiste em uma dose única de 1 envelope, podendo variar de acordo com a gravidade da doença e a critério médico, conforme indicado na bula. Siga sempre as orientações do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Monuril ® geralmente é utilizado em dose única (uma só vez), não tendo necessidade de repetir a dose na maioria das vezes, exceto, a critério médico.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento Monuril pode causar reações de hipersensibilidade sérias, incluindo anafilaxia e choque anafilático, que podem ameaçar a vida. Também pode ocorrer diarreia associada a antibiótico, que varia de leve a colite fatal. Diarreia grave, persistente ou com sangue, durante ou após o tratamento, pode ser um sintoma de doença associada a Clostridium difficile e um tratamento apropriado deve ser iniciado.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.