Este medicamento é indicado para o tratamento de adultos (com idade igual ou acima de 18 anos) com: infecções das vias respiratórias superiores e inferiores; - exacerbações agudas de bronquite crônica; - pneumonia adquirida na comunidade (PAC) incluindo PAC causada por bactérias resistentes a alguns antibióticos; - sinusite aguda; infecções não complicadas de pele e tecidos moles; doença inflamatória pélvica não complicada; infecções complicadas de pele e anexos; infecções intra-abdominais complicadas, incluindo infecções causadas por várias bactérias, como abscessos.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento é um antibiótico utilizado para tratar infecções causadas por uma variedade de bactérias. Atua causando a morte das bactérias interferindo nas enzimas que controlam a multiplicação das bactérias. Desde que adequadamente indicado, os sinais e os sintomas da doença devem melhorar em um período mínimo de cinco dias de tratamento correto.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser tomado por pessoas com conhecida alergia ao moxifloxacino ou a qualquer componente de sua formulação ou aos antibióticos de mesma classe (quinolonas). Também é contraindicado durante a gravidez e amamentação. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O cloridrato de moxifloxacino não deve ser tomado por pessoas com conhecida alergia ao moxifloxacino ou a qualquer componente de sua formulação ou aos antibióticos de mesma classe (quinolonas). É contraindicado durante a gravidez e amamentação. Não deve ser utilizado por menores de 18 anos. Deve ser evitado em pacientes com prolongamento do intervalo QT e em pacientes que apresentem distúrbios do ritmo cardíaco.
Além disso, o tratamento com cloridrato de moxifloxacino deve ser utilizado com cautela em situações como hipersensibilidade, distúrbios cardíacos, distúrbios hepatobiliares, convulsões, sistema gastrintestinal, miastenia grave, tendinite e ruptura de tendão, doença inflamatória pélvica complicada, neuropatia periférica e reações psiquiátricas. É importante informar ao médico caso ocorram reações adversas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de cloridrato de moxifloxacino pode ocasionar reações alérgicas graves, como choque anafilático, distúrbios cardíacos, alterações do eletrocardiograma, hepatite fulminante, convulsões, colite, tendinite e ruptura de tendão, além de reações de fotossensibilidade, neuropatia periférica e reações psiquiátricas. É importante informar ao médico imediatamente caso ocorram sintomas significativos relacionados a esses males.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?