• Home
  • Bulas
  • Naproxeno Teuto 500mg com 20 Comprimidos

Naproxeno Teuto 500mg com 20 Comprimidos

  • Fabricante: Laboratório Teuto Brasileiro S/A - 17159229000176
  • Categoria: Inflamação
  • Princípio ativo: Naproxeno
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O naproxeno é indicado para: dores agudas causadas por inflamação como por exemplo, dor de garganta; dor e febre em adultos, como por exemplo dor de dente, dor abdominal e pélvica, dor de cabeça, sintomas de gripe e resfriado; dores musculares e articulares, como por exemplo torcicolo, bursite, tendinite, dor nas costas, dor nas pernas, cotovelo do tenista, dor reumática; dor após traumas: entorses, distensões, contusões, lesões leves decorrentes de prática esportiva.

  • Como este medicamento funciona?

    O naproxeno é um anti-inflamatório com ação analgésica e antitérmica. Seu mecanismo de ação envolve a inibição da síntese de prostaglandinas, substâncias envolvidas no processo da dor e inflamação.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado para: pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao naproxeno ou a qualquer outro componente do medicamento; pacientes com histórico de asma, rinite, pólipos nasais ou urticária pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs); pacientes com antecedente ou história atual de sangramento ou perfuração gastrintestinal relacionados a terapia anterior com anti-inflamatórios não esteroides; pacientes com antecedente ou história atual de hemorragia ou úlcera péptica ativa ou recorrente (dois ou mais episódios distintos de ulceração ou sangramento); pacientes com insuficiência cardíaca grave (alteração grave da função do coração); pacientes com insuficiência renal (alteração da função dos rins) com depuração de creatinina inferior a 30mL/min. Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Não use este medicamento caso tenha problemas no estômago. Atenção: contém lactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Deve-se evitar o uso de naproxeno juntamente com outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). Efeitos adversos podem ser minimizados utilizando-se a dose eficaz mais baixa pelo menor tempo necessário. Como outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), naproxeno pode provocar sangramento, úlcera ou perfuração gastrintestinal durante o tratamento, especialmente em idosos e pacientes debilitados. O risco de sangramento, úlcera ou perfuração aumenta com a dose do anti-inflamatório nos pacientes idosos ou naqueles com antecedente de úlcera. Pacientes com histórico de doença inflamatória gastrointestinal devem relatar ao médico a ocorrência de quaisquer sintomas abdominais incomuns. Em caso de sangramento ou úlcera gastrintestinal, o tratamento deve ser interrompido. Raros relatos de reações com manifestações cutâneas foram observados; portanto, o uso de naproxeno deve ser interrompido ao primeiro aparecimento de erupção cutânea, lesões das mucosas ou qualquer sinal de hipersensibilidade. O naproxeno deve ser usado com cautela em pacientes com a função renal comprometida, insuficiência cardíaca, alterações do funcionamento do fígado, e recomenda-se o monitoramento da creatinina sérica. Pacientes com alterações da coagulação devem ser monitorados atentamente durante o uso de naproxeno. Este medicamento pode

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O naproxeno deve ser administrado por via oral, geralmente na forma de comprimidos de 500mg. É indicado para o tratamento de dores agudas causadas por inflamação, como dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, bem como febre em adultos. Deve-se evitar o uso concomitante com outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e deve-se usar a menor dose eficaz pelo menor tempo possível. Casos de contraindicações incluem pacientes com hipersensibilidade ao naproxeno, histórico de úlcera péptica, insuficiência renal grave e casos de suspeita de dengue, entre outros. É importante relatar ao médico quaisquer sintomas abdominais incomuns durante o tratamento.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O naproxeno pode causar sangramento, úlcera ou perfuração gastrintestinal durante o tratamento, especialmente em idosos e pacientes debilitados. O uso de naproxeno deve ser interrompido em caso de sangramento ou úlcera gastrointestinal. Além disso, o medicamento pode provocar reações cutâneas e reações anafilactoides, especialmente em indivíduos com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Em pacientes com função renal comprometida ou doença cardíaca, há necessidade de cautela pois o medicamento pode causar retenção de líquidos e aumentar o risco de eventos trombóticos, como infarto do miocárdio ou derrame cerebral. Também pode interferir na fertilidade e não deve ser usado durante a gravid ez ou amamentação sem orientação médica.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Em caso de uso excessivo de naproxeno, recomenda-se interromper o tratamento. Além disso, é importante procurar imediatamente atendimento médico, pois a superdosagem pode levar a efeitos indesejados, como sangramento ou úlcera gastrintestinal. O uso de naproxeno deve ser monitorado por profissionais de saúde para evitar complicações.