Cloridrato de naratriptana é indicado para o tratamento agudo de crises de enxaqueca, com ou sem aura.
Como este medicamento funciona?
Acredita-se que a dor de cabeça da enxaqueca seja causada por inflamação dolorosa e dilatação dos vasos sanguíneos na cabeça. O medicamento apresenta como substância ativa o cloridrato de naratriptana, que é capaz de aliviar a enxaqueca por contrair os vasos e por atuar no suprimento de sangue aos nervos. O tempo para início de ação de cloridrato de naratriptana é de 1 hora, e a eficácia máxima é atingida em 4 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Cloridrato de naratriptana é contraindicado a pessoas com conhecida hipersensibilidade (alergia) à naratriptana ou a qualquer componente da fórmula. É contraindicado para pacientes com antecedentes de infarto agudo do miocárdio ou cardiopatia isquêmica, angina de Prinzmetal/vasoespasmo coronariano, doença vascular periférica ou por pessoas com sintomas ou sinais compatíveis com cardiopatia isquêmica. Também não deve ser administrado em pacientes com histórico de acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque isquêmico transitório. É contraindicado para pacientes com hipertensão (pressão alta) grave não controlada e para pacientes com grave insuficiência hepática (do fígado) ou renal (dos rins). Além disso, não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Cloridrato de naratriptana deve ser usado somente quando há diagnóstico claro de enxaqueca. Não está indicado para a prevenção de enxaqueca nem para o tratamento da dor de cabeça comum. Se você responder SIM a alguma das perguntas abaixo, converse com o seu médico antes de usar cloridrato de naratriptana:
Esta dor de cabeça é diferente das suas crises usuais de enxaqueca?
Você é alérgico a antibióticos como sulfonamidas?
Você já teve um ataque cardíaco ou sofre de angina?
Já te disseram que você tem risco elevado para doença cardíaca?
Você já teve um acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque isquêmico transitório?
Você sofre de doença vascular periférica?
Você tem alguma doença nos rins ou no fígado?
Você está grávida ou pretende ficar grávida durante o tratamento?
Você está amamentando?
Você está tomando algum outro medicamento para enxaqueca que contenha alguma triptana ou derivados da ergotamina?
Você está fazendo uso de antidepressivos da classe dos inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRS)?
Deve-se evitar exceder a dose máxima recomendada de naratriptana e, se você tomar cloridrato de naratriptana frequentemente, isso pode agravar a sua dor
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O produto deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 - 30°C). Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de naratriptana deve ser administrado, de preferência, tão logo se inicie uma crise de enxaqueca, mas também é eficaz quando tomado algum tempo após a instalação da crise. Os comprimidos devem ser ingeridos pela boca, inteiros e com auxílio de água. A dose recomendada para adultos é de um comprimido de 2,5 mg, não devendo ultrapassar dois comprimidos em um período de 24 horas. Se os sintomas recidivarem, uma segunda dose pode ser tomada, desde que haja um intervalo mínimo de 4 horas entre as doses. Não deve ser usado para a prevenção da enxaqueca.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar o cloridrato de naratriptana, deve administrá-lo assim que possível assim que a crise de enxaqueca iniciar. Entretanto, se já houver um intervalo menor que 4 horas desde a última dose e a dose máxima de dois comprimidos em 24 horas já tiver sido atingida, não deve ser utilizada uma nova dose. Cloridrato de naratriptana não deve ser utilizado para a prevenção de enxaqueca. Caso você não responda à primeira dose, é pouco provável que uma segunda dose apresente benefício considerável na mesma crise.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de cloridrato de naratriptana deve ser evitado. Recomenda-se não exceder a dose máxima de dois comprimidos de 2,5 mg em um período de 24 horas. Se a pessoa tomar uma quantidade maior do que a indicada, é importante buscar orientação médica imediatamente, pois efeitos adversos podem ocorrer e sua saúde pode ser comprometida.