Natifa 1MG com 28 Comprimidos

  • Fabricante: Libbs Farmacêutica Ltda - 61230314000175
  • Categoria: Menopausa
  • Princípio ativo: Estradiol
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Natifa® é indicado como terapia hormonal (TH) para o tratamento dos sintomas da deficiência estrogênica, incluindo ondas de calor, suor noturno e secura vaginal, assim como prevenção da perda do conteúdo mineral ósseo em mulheres na pós-menopausa com alto risco de apresentar fraturas. Natifa® é particularmente indicado para mulheres que removeram o útero (histerectomizadas), que não necessitam de terapia combinada com progestagênio.

  • Como este medicamento funciona?

    Natifa ® é um medicamento que tem como substância ativa o estradiol, usado para suplementar ou substituir a produção dos estrogênios endógenos (produzidos no organismo pelos ovários). Os ovários perdem a capacidade de produzir hormônios quando a mulher tem entre 45 - 55 anos, resultando em uma série de alterações orgânicas, como a menopausa. A redução dos níveis estrogênicos pode causar sintomas como ondas de calor, sudorese, e insônia. A terapia hormonal (TH) com Natifa promove alívio dos sintomas da menopausa e protege a mulher do desenvolvimento de doenças progressivas, como a osteoporose. O alívio dos sintomas é atingido após 3 a 4 semanas de tratamento, embora um tempo maior possa ser necessário para o corpo se beneficiar completamente.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não tome Natifa se qualquer um dos seguintes itens se aplicar a você: câncer de mama ou presença de suspeita; câncer do revestimento do útero ou câncer estrogênio-dependente sob suspeita; sangramento vaginal anormal não diagnosticado; hiperplasia endometrial não tratada; coágulos de sangue em veias ou distúrbios de coagulação; histórico de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou angina; problemas de fígado com testes de função hepática anormais; porfiria; alergia ao estradiol ou outros ingredientes; grávidas ou mulheres que possam engravidar; durante aleitamento ou na doação de leite humano; e uso por homens.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de iniciar a terapia com Natifa ®, o seu médico irá informá-la sobre os riscos e benefícios do tratamento. O médico irá realizar um exame físico, que inclui um exame das suas mamas, e pode incluir um exame do abdome ou um exame interno. É importante informar o seu médico sobre quaisquer parentes próximos que sofreram de alguma doença séria e sobre quaisquer mudanças que você encontre nas suas mamas. Após iniciar o tratamento, consulte o seu médico para exames regulares (no mínimo uma vez por ano) para discutir os benefícios e riscos de continuar com Natifa ®.

    Além disso, certifique-se de verificar regularmente as suas mamas para quaisquer alterações e de realizar exames periódicos regulares (mamografia e testes de citologia oncótica). Informe o seu médico se tiver alguma condição médica anterior ou qualquer um dos problemas citados na bula, como coágulos sanguíneos, pressão arterial elevada, doenças do fígado, problemas cardíacos ou renais, entre outros.

    Se precisar fazer um exame de sangue, avise o médico que você está tomando Natifa ®, pois o estrogênio pode alterar os resultados de alguns exames laboratoriais. O uso de Natifa ® requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle. Se for passar por cirurgia, consulte seu médico sobre a interrupção do uso do medicamento.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O uso de Natifa ® deve ser orientado por um médico, que avaliará se é o tratamento adequado, realizando exames médicos e acompanhamento regular. A terapia hormonal com estradiol é indicada para o tratamento dos sintomas da deficiência estrogênica, e o alívio dos sintomas da menopausa ocorre geralmente após 3 a 4 semanas de tratamento, mas pode levar alguns meses para que o corpo se beneficie completamente. O uso é contínuo e deve ser avaliado conforme a melhora dos sintomas.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de Natifa pode causar diversos males, como aumento do risco de câncer de mama, câncer do revestimento do útero, sangramento vaginal anormal, coágulos sanguíneos (tromboembolismo venoso), ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e problemas no fígado. Também pode ocorrer hipertensão arterial, problemas visuais e dores de cabeça do tipo enxaqueca. É importante interromper o uso se algum desses sinais ou sintomas aparecer.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.