• Home
  • Bulas
  • NEO Fedipina 20mg com 30 Comprimidos

NEO Fedipina 20mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Brainfarma Indústria Química E Farmacêutica S.A - 05161069000110
  • Categoria: Pressão Alta
  • Princípio ativo: Nifedipino
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Neo Fedipina ® é indicada no tratamento de pressão alta e angina do peito (apenas para pacientes devidamente betabloqueados).

  • Como este medicamento funciona?

    Neo Fedipina ® é um medicamento antagonista do cálcio, com ação vasodilatadora e anti-hipertensiva. Pode ser usada tanto na urgência como em tratamentos prolongados.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Neo Fedipina ® é contraindicada para pacientes com hipersensibilidade ao nifedipino ou a qualquer componente da fórmula. É contraindicada também para pacientes com estenose aórtica importante, insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência coronariana aguda em pacientes que não estejam devidamente betabloqueados; e insuficiência hepática. Pacientes com níveis de pressão arterial muito baixa ou com estenose aórtica importante, necessitam de cuidados extras.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Pacientes com estreitamento gastrintestinal grave preexistente, com bolsa de Kock, com disfunção hepática, deverão estar sob supervisão médica para fazer uso de Neo Fedipina®.
    Uso na gravidez e amamentação: A relação risco-benefício deve ser avaliada pelo médico antes da utilização deste medicamento em mulheres grávidas. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando
    Uso em idosos: O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos) requer prescrição e acompanhamento médico.
    Interações Medicamentosas: Neo Fedipina® pode ter seu efeito anti-hipertensivo potencializado por outras drogas anti-hipertensivas. Cuidado quando associado com betabloqueadores, digoxina, cimetidina, quinidina, rifampicina, diltiazem, suco de toronja. Interações potenciais teóricas com fenitoína, eritromicina, cetoconazol, itraconazol, fluconazol, podem ocorrer. Em mulheres grávidas, cautela na associação do nifedipino com sulfato de magnésio intravenoso. 

    Atenção: Contém lactose monoidratada. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. 

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 a 30°C). Proteger da luz e umidade
    Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

  • Como devo usar este medicamento?

    Este medicamento é destinado para uso Adulto e deve ser administrado por uso oral (incluindo uso sublingual nas crises hipertensivas). Neo Fedipina é utilizada para tratamento antianginoso ou anti-hipertensivo, com dose inicial de 10mg, duas vezes ao dia, aumentando-se a dose a cada período de 7 a 14 dias, conforme necessário e tolerado. Habitualmente, a dose máxima diária situa-se em 20mg, três vezes ao dia (raramente se exige dose diária superior a 120mg). Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se esquecer de tomar Neo Fedipina no horário preestabelecido, tome assim que lembrar, respeitando sempre os intervalos para as próximas doses. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Neo Fedipina ® pode causar efeitos desagradáveis, tais como: cefaleia, tontura, fraqueza, náuseas, rubor facial, cãibras musculares intensas; edema de membros inferiores; artrite e cegueira noturna; isquemia miocárdica; disfunção renal reversível. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Em casos de superdosagem, a eliminação da droga e o restabelecimento das condições cardiovasculares são prioridade no tratamento. Lavagem gástrica é indicada. A hipotensão resultante do choque cardiogênico e da vasodilatação arterial pode ser tratada com cálcio, 10 a 20mL de solução de gluconato de cálcio a 10% intravenoso (IV), administrados lentamente e em doses repetidas se preciso. A dopamina ou noradrenalina podem ser administradas quando necessário. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.