NEUPRO é indicado para o tratamento de sinais e sintomas da Doença de Parkinson idiopática (Mal de Parkinson).
Como este medicamento funciona?
NEUPRO pertence ao grupo de medicamentos chamado agonistas dopaminérgicos que estimulam certos tipos de células que se ligam aos receptores dopaminérgicos no cérebro, reduzindo os sinais e sintomas da Doença de Parkinson.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use NEUPRO se você for alérgico (hipersensível) a rotigotina ou qualquer outro ingrediente de NEUPRO; se precisar passar por uma ressonância magnética ou cardioversão; se você estiver grávida; ou durante a amamentação, pois a rotigotina pode passar pelo leite materno e afetar seu bebê.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Leia toda essa bula cuidadosamente antes de começar a tomar este medicamento. - Guarde esta bula. Você pode precisar lê-la novamente. - Se você tiver questões posteriores, pergunte a seu médico ou farmacêutico. - Este medicamento foi prescrito para você. Não o repasse para outras pessoas. Isto pode prejudicá-las, mesmo que os sintomas sejam os mesmos que os seus. - Se qualquer um dos seus efeitos colaterais ficar sério, ou se você tiver qualquer efeito colateral não listado nessa bula, avise seu médico ou farmacêutico. Antes de iniciar o tratamento com NEUPRO fale com seu médico, caso: - tenha problemas respiratórios, incluindo asma; - apresente sonolência diurna a partir de um distúrbio do sono ou períodos de sono inesperados ou imprevisíveis; - tenha problemas psiquiátricos, tais como esquizofrenia, distúrbio bipolar, psicose ou alucinações; - sinta tonturas, náuseas, sudorese, ou tenha desmaios ao se levantar (a partir de sentado ou deitado); - beba bebidas alcoólicas. Isto pode aumentar as chances de apresentar sonolência durante o uso de NEUPRO; - tenha pressão arterial baixa ou alta (a pressão arterial deve ser medida regularmente, especialmente no início do tratamento); - tenha ou tenha tido problemas cardíacos. Caso você seja portador de doença cardiovascular grave deve informar seu médico quanto a sintomas de síncope e pré-síncope. Foram relatados casos de sintomas sugestivos de síndrome de abstinência de agonista da dopamina como dor, fad
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve armazenar NEUPRO em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original e não utilize medicamento com o prazo de validade vencido. Os adesivos usados ainda contêm substância ativa, por isso, dobre o adesivo usado com o lado colante para fora, coloque no sachet original e descarte-o de maneira segura, fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
NEUPRO deve ser aplicado uma vez ao dia. O adesivo deve ser aplicado aproximadamente no mesmo horário diariamente. O adesivo se mantém na pele por 24 horas e então deve ser reposto por um novo em um local de aplicação diferente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o NEUPRO, aplique o adesivo tão logo se lembre, a menos que esteja próximo do horário da próxima aplicação. Não use duas doses ao mesmo tempo. Se tiver dúvidas, consulte seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de NEUPRO pode causar sintomas como sonolência diurna, tonturas, náuseas, e sudorese. Além disso, foram relatados casos de síndrome de abstinência de agonista da dopamina, com sintomas como dor, fadiga, depressão, ansiedade e sudorese após a interrupção do uso. O medicamento também pode causar reações na pele, como vermelhidão ou coceira, principalmente na área de aplicação do adesivo. Ademais, o uso de álcool pode aumentar a sonolência e outras reações adversas. É importante que informações sobre problemas psiquiátricos, pressão arterial e doenças cardiovasculares sejam discutidas com o médico antes do uso.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada do medicamento NEUPRO, recomenda-se que o paciente entre em contato imediatamente com seu médico ou com um centro de intoxicações para receber orientação adequada. O uso excessivo pode resultar em efeitos colaterais sérios como alucinações, movimentos involuntários e outros sintomas, devido ao tipo de tratamento com agonistas dopaminérgicos. É importante que a dose seja ajustada apenas sob a supervisão de um profissional de saúde.