Neutrofer Folico com 30 Comprimidos

  • Fabricante: EMS Sigma Pharma Ltda - 00923140000131
  • Categoria: Anemia
  • Princípio ativo: Acido Folico Vitamina B9,Glicinato Ferrico
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Neutrofer ® Fólico é indicado no tratamento e prevenção das anemias por deficiência de ferro e ácido fólico e nas diversas condições onde seja importante a suplementação e a reposição de ferro e ácido fólico.

  • Como este medicamento funciona?

    Neutrofer ® Fólico atua como antianêmico, especialmente indicado para o tratamento das anemias nutricionais causadas pela deficiência de ferro e ácido fólico (anemias da gravidez, da fase pós-parto, no período da amamentação, em crianças, adolescentes e idosos).

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Neutrofer Fólico não deve ser usado por pacientes alérgicos a medicamentos à base de ferro e/ou ácido fólico, portadores de doenças hepáticas, gastrintestinais ou renais, ou com anemias não causadas por deficiência de ferro e ácido fólico, hemocromatose (acúmulo de ferro no organismo) e hemossiderose (deposição de hemossiderina nos tecidos).

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Os pacientes portadores de próteses dentárias, particularmente à base de “Luva Light”, devem lavar a boca e escovar as próteses após o uso do produto para evitar escurecimento. A administração de ácido fólico não é indicada para o tratamento da anemia macrocítica e outras anemias megaloblásticas devidas à deficiência de vitamina B12. Neutrofer® Fólico deve ser usado com cautela na presença de alcoolismo, doenças hepáticas, inflamação do trato intestinal e nefropatias. Pacientes idosos podem precisar de doses maiores de ferro para corrigir anemia ferropriva, embora não existam restrições específicas para o uso deste medicamento nessa faixa etária. Doses altas de ácido fólico podem causar convulsões em pacientes epilépticos tratados com fenitoína. Recomenda-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois pode aumentar o risco de efeitos colaterais. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Manter à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

  • Como devo usar este medicamento?

    Para uso em crianças, a dose diária de ferro é calculada conforme a gravidade do caso e, salvo critério médico diferente, na base de 2,5 a 5 mg por kg de peso corpóreo. Esta dose pode ser administrada conforme o volume total resultante, em uma ou mais tomadas. A posologia média sugere que a dose profilática deve ser de 6 gotas (12,5 mg de ferro elementar + 0,05 mg de ácido fólico) e os ajustes devem ser feitos de acordo com a faixa etária. Recomenda-se administrar o preparado pouco antes ou durante as refeições. Para fins de tratamento, recomenda-se continuar com a administração de Neutrofer® Fólico por mais 2 a 3 meses após o desaparecimento dos sintomas clínicos e a normalização da taxa hemoglobínica. A administração deve ser agitada bem antes de usar. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Tome a dose assim que se lembrar dela. Entretanto, se estiver próximo o horário da dose seguinte, salte a dose esquecida e continue o tratamento conforme prescrito. Não utilize o dobro da dose para compensar uma dose esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Reações mais comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor abdominal aguda, fezes escuras, constipação (prisão de ventre), diarreia e náuseas. Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): reações alérgicas, doença pulmonar broncoespástica, eritema (coloração avermelhada da pele), prurido cutâneo (coceira na pele), erupções cutâneas (lesões ou bolhas na pele). Reações com frequências desconhecidas: sensação de plenitude, sensação de c.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.