Este medicamente é destinado para o tratamento de uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória (contra a inflamação), analgésica (contra a dor) e antipirética (contra a febre).
Como este medicamento funciona?
A NIMESULIDA é um medicamento que apresenta propriedades que combatem a inflamação, a dor e a febre, e sua atividade anti-inflamatória envolve vários mecanismos. A nimesulida inibe uma enzima chamada cicloxigenase, a qual está relacionada à produção de uma substância chamada prostaglandina; tal inibição faz com que a dor e a inflamação diminuam. O tempo médio estimado para início da ação depois que você tomar NIMESULIDA é de 15 minutos para alívio da dor. A resposta inicial para a febre acontece cerca de 1 a 2 horas após o uso do medicamento e dura aproximadamente 6 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contrapresentado para uso por pacientes que tenham alergia a nimesulida ou a qualquer outro componente do medicamento; histórico de reações de hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais; histórico de reações hepáticas; pacientes com úlcera péptica em fase ativa; pacientes com distúrbios de coagulação graves; pacientes com insuficiência cardíaca grave; pacientes com mau funcionamento dos rins grave e pacientes com mau funcionamento do fígado. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Também é contraindicado durante o aleitamento. Além disso, não use este medicamento se tiver suspeita de dengue ou problemas no estômago, e não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
As drogas anti-inflamatórias não esteroidais podem mascarar a febre relacionada a uma infecção bacteriana. O uso de outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) durante o tratamento com NIMESULIDA não é recomendado. O uso associado aos analgésicos deve ser sob a orientação de um profissional de saúde. O uso da NIMESULIDA por pessoas que tenham problemas com uso abusivo de álcool ou em conjunto com medicamentos ou outras substâncias conhecidas, as quais tenham potencial para causar danos ao fígado é desaconselhado, pois há risco aumentado de ocorrência de reações hepáticas.
Em populações especiais, é necessário cuidado no uso em pacientes com problemas hepáticos, distúrbios de coagulação, distúrbios gastrintestinais, insuficiência renal ou cardíaca e idosos. O tratamento deve ser cuidadosamente monitorado em caso de sintomas compatíveis com problemas do fígado, hemorragia e pré-disposição a sangramentos. O uso prolongado em idosos não é recomendado, e o uso em crianças e adolescentes deve ser evitado, especialmente em presença de infecção viral.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento é destinado para o tratamento de uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória (contra a inflamação), analgésica (contra a dor) e antipirética (contra a febre). O tempo médio estimado para início da ação depois que você tomar NIMESULIDA é de 15 minutos para alívio da dor. A resposta inicial para a febre acontece cerca de 1 a 2 horas após o uso do medicamento e dura aproximadamente 6 horas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis maus efeitos que este medicamento pode causar incluem reações de hipersensibilidade (exemplo: broncoespasmo, rinite, urticária e angioedema), reações hepáticas graves, úlcera péptica ativa, hemorragia no trato gastrintestinal, insuficiência cardíaca grave, insuficiência renal grave, e efeitos adversos em crianças e adolescentes com histórico de sintomas de infecção viral. O uso durante a gravidêz e lactação também está contraindicado. Adicionalmente, o uso pode resultar em distúrbios gastrintestinais, incluindo úlcera e sangramento. Pacientes idosos são particularmente sensíveis a reatividades adversas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?