NiQuitin é indicado para fumantes que desejam parar de fumar, auxiliando na interrupção do tabagismo.
Como este medicamento funciona?
NiQuitin ® repõe temporariamente a nicotina, reduzindo os sintomas de abstinência (falta) associados à interrupção do tabagismo, tal como o desejo intenso de fumar. NiQuitin ® Adesivos utilizam a liberação prolongada de nicotina 24 horas por dia. O adesivo fornece uma liberação rápida de nicotina assim que é aplicado, aliviando sintomas de abstinência ao longo do dia.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deverá ser utilizado em caso de hipersensibilidade (alergia) à nicotina ou a qualquer outro componente do adesivo. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você só deverá usar este medicamento se quiser deixar de fumar. Você não deve fumar após iniciar o tratamento com NiQuitin e, caso você fume, o tratamento deverá ser interrompido. É importante ter atenção aos sintomas de hipersensibilidade ao adesivo. Se você apresentar sintomas generalizados, o uso deste medicamento deverá ser suspenso e o médico deverá ser consultado. Para melhor adesão à pele, siga corretamente a forma de aplicação do adesivo. Não é recomendado para menores de 12 anos e fumantes entre 12 e 17 anos não devem ultrapassar o período recomendado de tratamento (10 semanas). Se necessário, você poderá utilizar os adesivos de NiQuitin por mais de 10 semanas, mas deve consultar um médico se utilizar por mais de 9 meses. Se você for diabético, ao parar de fumar, deverá monitorar o nível de glicose sanguínea. Se tiver doença nos rins ou no fígado, consulte o médico antes de usar. Mulheres grávidas devem consultar um médico antes de usar. Caso você apresente reações indesejadas, deve parar de usar o medicamento e consultar um médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Você deve conservar NiQuitin em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da luz e da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve aplicar o adesivo de NiQuitin sobre a pele seca, limpa e sem pelos. O adesivo deve ser aplicado diariamente, preferencialmente pela manhã, e deve ser trocado a cada 24 horas. É importante alternar os locais de aplicação, evitando repetir o mesmo local por no mínimo 7 dias. Após a aplicação, pressione o adesivo com a palma da mão por 10 segundos e lave as mãos com água (sem sabão ou sabonete). Você pode tomar banho ou nadar durante o uso do adesivo por curtos períodos. Siga o esquema de tratamento de acordo com a quantidade de cigarros que você fuma por dia, e se necessário, você pode utilizar os adesivos por mais de 10 semanas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você se esqueça de trocar seu adesivo no horário habitual, troque-o assim que você se lembrar e continue seguindo o tratamento recomendado. Em caso de dúvidas procure orientações do seu médico ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar algumas reações indesejáveis, sendo as reações no local de aplicação as mais frequentes. As reações indesejáveis citadas incluem: náuseas, vômitos, dor de cabeça, tontura, insônia, tremores, palpitações, falta de ar, faringite, tosse, nervosismo, desconforto digestivo, dor abdominal intensa, diarreia, boca seca, prisão de ventre, aumento da transpiração, dores nas articulações e nos músculos. Algumas reações são geralmente resolvidas com a retirada do adesivo. Além disso, alguns sintomas como depressão, irritabilidade, nervosismo, agitação, instabilidade de humor, ansiedade, sonolência, incapacidade de concentração e outros sintomas semelhantes aos da abstinência pela interrupção do tabagismo podem ocorrer. Caso apresente alguma reação indesejável, deve-se parar de usar o medicamento e consultar o médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Caso você apresente alguma reação indesejável, deverá parar de usar o medicamento e consultar o médico. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.