Este medicamento é indicado no tratamento das seguintes infecções: gastroenterites virais provocadas por rotavírus e norovírus; helmintíases provocadas por nematódeos, cestódeos e trematódeos, como: Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercolaris, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Trichuris trichiura, Taenia sp e Hymenolepis nana; amebíase, para tratamento da diarreia por amebíase intestinal aguda ou disenteria amebiana causada pelo complexo Entamoeba histolytica/díspar; giardíase, para tratamento da diarreia causada por Giardia lamblia ou Giardia intestinalis; criptosporidíase, para tratamento da diarreia causada por Cryptosporidium parvum; blastocistose, balantidíase e isosporíase, causadas, respectivamente, por Blastocistis hominis, Balantidium coli e Isospora belli.
Como este medicamento funciona?
A nitazoxanida age contra protozoários por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos vermes, embora outros mecanismos, ainda não totalmente esclarecidos, possam estar envolvidos. A ação sobre vírus se dá através da inibição da síntese da estrutura viral, bloqueando a habilidade do vírus em se replicar. O tempo médio de ação do medicamento está estimado entre duas a quatro horas após a sua administração.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar nitazoxanida na presença das seguintes condições: doenças hepáticas (no fígado) ou doença renal; hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você não deve utilizar nitazoxanida na presença das seguintes condições: doenças hepáticas (no fígado) ou doença renal; hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Além disso, as seguintes medidas higiênicas são recomendadas: lavar bem as frutas e verduras; lavar bem os utensílios domésticos; manter os alimentos e depósitos de água cobertos; manter as mãos sempre limpas e as unhas cortadas, evitar levá-las à boca e lavá-las antes das refeições e após ir ao banheiro; utilizar água tratada, filtrada ou fervida. Atenção: Contém sorbitol em quantidade que pode causar efeito laxativo. Contém o corante vermelho 33 que pode, eventualmente, causar reações alérgicas. Este produto contém benzoato de sódio que pode causar reações alérgicas, como a asma, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. A nitazoxanida somente deve ser utilizada por mulheres que estejam amamentando se o médico avaliar que os benefícios justificam o risco potencial para o lactente. Este medicamento somente deve ser utilizado durante a gravidez se o médico avaliar que os benefícios justificam o risco potencial para o feto.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (entre 15 ºC a 30 ºC). Proteger da umidade. Após o preparo, manter a suspensão oral guardada na embalagem original firmemente fechada por até sete dias. Qualquer quantidade não utilizada da suspensão oral, após o período máximo de armazenamento, deve ser descartada.
Como devo usar este medicamento?
A nitazoxanida deve ser administrada com alimentos, o que garante uma elevada absorção do medicamento. Prepare a suspensão imediatamente antes de usá-la pela primeira vez, conforme as instruções:
Agite vigorosamente o frasco ainda fechado, para soltar o pó do fundo.
Adicione água fervida ou filtrada, até a marcação indicada no rótulo.
Coloque o adaptador para seringa no frasco.
Tampe o frasco e agite vigorosamente para obtenção de uma suspensão homogênea.
Meça o volume da suspensão com a seringa e a administre diretamente à boca ou, se preferir, transfira para uma colher antes da administração.
Qualquer quantidade não utilizada da suspensão oral, após o período máximo de armazenamento de sete dias, deve ser descartada. Antes de cada administração, a suspensão deve ser bem agitada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Em caso de esquecimento, tomar a dose esquecida imediatamente e continuar o tratamento regularmente. Caso já esteja perto do horário da próxima dose, desconsiderar a dose esquecida e continuar o tratamento tomando a próxima dose no horário habitual. Não duplique as doses para compensar eventuais esquecimentos.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que este medicamento pode causar incluem: reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor abdominal do tipo cólica, diarreia, náusea (enjoo), vômito e dor de cabeça. Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): reação alérgica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?