NOCTAL ® (estazolam) é indicado para o tratamento de curto prazo da insônia caracterizada por dificuldade em adormecer, frequentes despertares noturnos e/ou despertares precoces.
Como este medicamento funciona?
NOCTAL ® é um medicamento que contém em sua fórmula uma substância chamada estazolam. O estazolam é um medicamento que induz ao sono através da ação sobre as estruturas no cérebro responsáveis por ajudar a controlar o sono. Há evidências que fundamentam a capacidade do estazolam de aumentar a duração e a qualidade do sono, por períodos de até 12 semanas. O tempo médio estimado para o início da ação terapêutica do medicamento é de 2 horas após a ingestão, variando entre 30 minutos a 6 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
NOCTAL ® é contraindicado para uso por pacientes com conhecida hipersensibilidade à droga ou a qualquer um dos componentes de sua formulação. É contraindicado para pacientes com miastenia gravis e depressão respiratória grave. Também não deve ser administrado em conjunto com cetoconazol, itraconazol ou substâncias similares que são potentes inibidores da CYP3A. O uso é contraindicado durante a gravidez e lactação, devido ao risco potencial para o feto e possíveis efeitos adversos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
NOCTAL ®, assim como outros benzodiazepínicos, tem efeitos depressores sobre o sistema nervoso central. Por esta razão, atividades perigosas que requeiram estado de vigilância total, como operar máquinas ou dirigir veículos automotores, podem sofrer prejuízo potencial de desempenho no dia seguinte à ingestão de estazolam. NOCTAL ® interage com álcool e com outros fármacos deprimidores do sistema nervoso central (ex: diazepam, fenobarbital). Foram relatados sinais e sintomas de descontinuação, do tipo associado com abstinência de fármacos depressivos do sistema nervoso central, que se seguem à rápida diminuição ou brusca interrupção do uso de benzodiazepínicos. Alterações de condições fisiológicas podem ocorrer, como prejuízo no desempenho motor e/ou do raciocínio, memória e percepção. O estazolam pode causar depressão respiratória dose-relacionada. Esse medicamento deve ser usado com cautela em pacientes com história de glaucoma de ângulo fechado, e é controlado, necessitando de retenção de receita médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento NOCTAL ® (estazolam) deve ser utilizado via oral, e é indicado para o tratamento de curto prazo da insônia, caracterizada por dificuldade em adormecer, frequentes despertares noturnos e/ou despertares precoces. O tempo médio estimado para o início da ação terapêutica do medicamento é de 2 horas após a ingestão, com intervalo de 30 minutos a 6 horas. A administração deve ser realizada sob orientação médica, considerando suas contraindicações, que incluem hipersensibilidade ao estazolam, miastenia gravis, depressão respiratória grave e uso concomitante com potentes inibidores da CYP3A.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O NOCTAL pode causar efeitos depressivos sobre o sistema nervoso central. Isso pode resultar em prejuízo no desempenho motor e/ou do raciocínio, memória e percepção. Além disso, podem ocorrer reações paradoxais (excitação, agitação, etc.) e sintomas de abstinência após a interrupção abrupta do uso. O estazolam pode causar depressão respiratória dose-relacionada, especialmente em pacientes com função respiratória comprometida, e deve ser usado com cautela em pacientes com sinais de depressão, pois a tendência suicida pode estar presente. Há também o risco de dependência e abuso associado ao seu uso. Outros efeitos adversos podem incluir diminuição do tônus muscular em crianças recém-nascidas, se administrado durante a gravidez.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?