Este medicamento é indicado para: Tratamento sintomático da síndrome psico-orgânica cujas características melhoradas pelo tratamento são: perda de memória, distúrbios da atenção e falta de direção. Tratamento de dislexia em crianças, em associação com medidas apropriadas como fonoaudiologia. Tratamento de vertigem e alterações de equilíbrio associadas.
Como este medicamento funciona?
NOOTROPIL atua melhorando as funções cerebrais envolvidas em processos de aprendizagem, memória, atenção e consciência. Está indicado no tratamento de perda de memória, perda de atenção e direção; vertigem e dificuldade de aprendizado em crianças. O alívio dos sintomas torna-se geralmente aparente em poucos dias com a administração de altas doses por via intravenosa. No tratamento das doenças em fase crônica, o efeito ótimo é geralmente alcançado após 6 a 12 semanas.
Quando não devo usar este medicamento?
NOOTROPIL não deve ser utilizado nos seguintes casos: caso você apresente alergia conhecida ao piracetam, aos derivados de pirrolidona ou a qualquer componente do produto. NOOTROPIL também não deve ser utilizado caso você apresente hemorragia cerebral, doença renal (dos rins) em estágio final e caso sofra de Coreia de Huntington (doença hereditária, que começa na meia idade, caracterizada por movimento convulsivo). Este medicamento é contraindicado para menores de 3 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
NOOTROPIL não deve ser utilizado nos seguintes casos: caso você apresente alergia conhecida ao piracetam, aos derivados de pirrolidona ou a qualquer componente do produto. É contraindicado em caso de hemorragia cerebral, doença renal em estágio final e se você sofrer de coreia de Huntington. Este medicamento é contraindicado para menores de 3 anos. Recomenda-se cautela caso você apresente sangramento severo, risco de sangramento, histórico de derrame cerebral hemorrágico, em cirurgias de grande porte, ou se estiver utilizando medicamentos anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários. A descontinuação abrupta do tratamento deve ser evitada em caso de mioclonia. O uso durante a gravidez não é recomendado, pois não existem dados adequados. O piracetam é excretado no leite materno, portanto, não deve ser usado durante a amamentação ou a amamentação deve ser interrompida. Pacientes idosos devem ter ajuste de dose em casos de comprometimento da função dos rins. Em casos de insuficiência renal e insuficiência do fígado, devem ser adotadas precauções e ajustes de dose.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Antes do uso, NOOTROPIL solução injetável deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, NOOTROPIL solução injetável deve ser utilizado imediatamente. Não é recomendado o reaproveitamento do seu conteúdo ou seu armazenamento para ser reutilizado em pacientes.
Como devo usar este medicamento?
NOOTROPIL deve ser utilizado sob orientação médica. O alívio dos sintomas torna-se geralmente aparente em poucos dias com a administração de altas doses por via intravenosa. No tratamento das doenças em fase crônica, o efeito ótimo é geralmente alcançado após 6 a 12 semanas. Após 3 meses de tratamento, o médico deve reavaliar a necessidade da continuação do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Devido aos efeitos do piracetam na agregação plaquetária, recomenda-se cautela caso você apresente sangramento severo, risco de sangramento, como, por exemplo, úlcera gastrintestinal, alterações básicas de hemostasia, ou histórico de derrame cerebral hemorrágico. A descontinuação abrupta do tratamento com NOOTROPIL deve ser evitada, pois pode induzir a uma recaída súbita ou convulsões em decorrência da síndrome de abstinência. Os eventos adversos observados podem influenciar negativamente na habilidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?