O enantato de noretisterona + valerato de estradiol é indicado para prevenir a gravidez. Os contraceptivos hormonais injetáveis são um método muito eficaz de controle de natalidade, e quando utilizados corretamente, a possibilidade de ocorrência de gravidez é muito baixa.
Como este medicamento funciona?
O enantato de noretisterona + valerato de estradiol é um contraceptivo hormonal combinado injetável, formulado como uma preparação de depósito. Dentro do corpo, os ingredientes ativos são liberados muito lentamente, tornando a aplicação de uma injeção mensal suficiente. Este medicamento contém uma combinação de dois hormônios femininos: o enantato de noretisterona (um progestágeno) e o valerato de estradiol (um estrogênio).
Quando não devo usar este medicamento?
O enantato de noretisterona + valerato de estradiol não deve ser utilizado na presença das condições descritas a seguir: história atual ou anterior de coágulo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou outras partes do corpo; história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; presença de um alto risco para formação de coágulos; história atual ou anterior de enxaqueca com sintomas neurológicos focais; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; história atual ou anterior de doença do fígado; história atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais; presença ou antecedente de tumor no fígado; presença de sangramento vaginal sem explicação; ocorrência ou suspeita de gravidez; hipersensibilidade ao enantato de noretisterona, valerato de estradiol ou a qualquer um dos componentes do medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o uso de enantato de noretisterona + valerato de estradiol, é importante estar atento a várias condições. O uso deste medicamento deve ser descontinuado ou pode haver diminuição da sua eficácia em situações específicas, como: história atual ou anterior de coágulo em veias, ataque cardíaco ou derrame cerebral, diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos, história de câncer sob influência de hormônios e sangramento vaginal sem explicação. Não deve ser utilizado durante a gravidez ou em casos de hipersensibilidade a seus componentes. É fundamental consultar seu médico se você apresentar qualquer um desses casos ou se houver risco aumentado de trombose, além de manter um acompanhamento médico regular para confirmar a continuidade do uso do medicamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Para usar o enantato de noretisterona + valerato de estradiol, a aplicação deve ser realizada por via intramuscular. O medicamento é indicado para prevenir a gravidez e deve ser utilizado corretamente, sem atraso ou esquecimento nas injeções, para garantir alta eficácia. Uma injeção mensal é suficiente, pois os ingredientes ativos são liberados muito lentamente no corpo.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O enantato de noretisterona + valerato de estradiol não deve ser utilizado na presença das seguintes condições: história atual ou anterior de coágulo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou outras partes do corpo; história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; história atual ou anterior de doenças que podem ser sinal indicativo de futuro ataque cardíaco; presença de um alto risco para formação de coágulos arteriais ou venosos; história atual ou anterior de um certo tipo de enxaqueca; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; história atual ou anterior de doença do fígado; história atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais; presença ou antecedente de tumor no fígado; presença de sangramento vaginal sem explicação; ocorrência ou suspeita de gravidez; hipersensibilidade (alergia) ao enantato de noretisterona, valerato de estradiol ou a qualquer um dos componentes do medicamento. Além disso, o uso de enantato de noretisterona + valerato de estradiol requer cuidadosa supervisão médica na presença de fumo, excesso de peso, pressão alta, entre outras condições.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?