NUVIGIL ® (armodafinila) é um medicamento indicado para auxiliar a vigília (estado de se manter acordado) em adultos com muita sonolência devido a algum dos distúrbios de sono abaixo: - Narcolepsia. - Apneia obstrutiva do sono (SAOS). NUVIGIL ® é utilizado em combinação com outros tratamentos para este distúrbio do sono. É importante que você continue os tratamentos conforme prescrito pelo seu médico. - Distúrbio do sono causado por trabalho em turnos. NUVIGIL ® não cura os distúrbios do sono descritos. NUVIGIL ® pode auxiliar na sonolência causada por estas condições, porém pode não cessar a sua sonolência.
Como este medicamento funciona?
NUVIGIL ® (armodafinila) é um medicamento que tem como substância ativa a armodafinila, que age no cérebro para aumentar o estado de vigília. O início de ação ocorre em cerca de 1 - 2 horas após a administração.
Quando não devo usar este medicamento?
NUVIGIL ® (armodafinila) é contraindicado no caso de hipersensibilidade (alergia) conhecida à modafinila, armodafinila ou a qualquer componente da formulação. NUVIGIL ® é contraindicado para mulheres grávidas ou que possam engravidar.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
NUVIGIL ® (armodafinila) pode causar reações adversas graves, incluindo rash cutâneo grave ou reação alérgica grave, que podem afetar partes do corpo como o fígado ou células sanguíneas. Pode ser necessário o tratamento hospitalar dessas reações, que podem causar risco à vida. Interrompa o tratamento com NUVIGIL ® e entre em contato com seu médico ou emergência caso apresente alguns dos seguintes sintomas: rash cutâneo, urticária, feridas na boca ou bolhas na pele; inchaço do rosto, olhos, lábios, língua ou garganta; dificuldade para engolir, respirar ou rouquidão; febre, falta de ar, inchaço das pernas, amarelecimento da pele ou olhos, ou urina escurecida.
Antes de iniciar o tratamento com NUVIGIL ®, informe seu médico sobre todas as suas condições médicas, incluindo: histórico de doenças mentais, doenças cardíacas, pressão alta, problemas hepáticos ou renais, e dependência de drogas ou álcool. Crianças e adolescentes: NUVIGIL ® não é indicado para tratamento de qualquer condição médica em crianças e adolescentes.
Interação com outros medicamentos: Informe o seu médico sobre outros medicamentos que esteja utilizando, pois NUVIGIL ® pode influenciar a ação de outros medicamentos e vice-versa. É especialmente importante informar
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
NUVIGIL (armodafinila) deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Utilize NUVIGIL ® (armodafinila) exatamente conforme prescrito pelo seu médico. O seu médico irá prescrever a dose apropriada para o seu tratamento. Não altere a dose sem orientação do seu médico. O seu médico irá orientá-lo com relação ao horário apropriado para administração de NUVIGIL ®. Para tratamento de narcolepsia ou sonolência excessiva devido à apneia obstrutiva do sono, geralmente é administrado um comprimido ao dia pela manhã. Para tratamento de distúrbios do sono por trabalho em turnos, geralmente é administrado um comprimido uma hora antes do início do turno de trabalho.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
NUVIGIL ® (armodafinila) pode causar reações adversas graves, incluindo rash cutâneo grave ou reação alérgica grave, que podem afetar partes do seu corpo, como o seu fígado ou células sanguíneas. É necessário interromper o tratamento e entrar em contato com um médico imediatamente se ocorrerem os seguintes sintomas: rash cutâneo, urticária, feridas na boca, bolhas na pele, inchaço do rosto, olhos, lábios, língua ou garganta, dificuldade para engolir, respirar, rouquidão, febre, falta de ar, inchaço das pernas, amarelecimento da pele ou olhos, ou urina escurecida. Além disso, pode haver necessidade de monitoramento da pressão arterial e um histórico de doenças mentais, doenças cardíacas, problemas hepáticos ou renais deve ser relatado ao médico antes do tratamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?