Oestrogel ® é indicado para o tratamento de sinais e sintomas oriundos da deficiência do estrogênio relacionados à menopausa natural ou cirúrgica (ondas de calor, transpiração noturna, atrofia vaginal, vulvar e uretral, distúrbio no sono e astenia) e prevenção da osteoporose (perda óssea) pós-menopausa.
Como este medicamento funciona?
Oestrogel ® funciona como uma terapia hormonal, fornecendo o hormônio sexual feminino estradiol, que está reduzido na menopausa.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar Oestrogel nas seguintes condições: hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula; câncer de mama conhecido, prévio ou em suspeita; câncer estrogênio-dependente suspeito ou conhecido (ex.: câncer endometrial); sangramento vaginal de origem não determinada; hiperplasia endometrial não tratada; doença tromboembólica venosa atual ou prévia; doença tromboembólica arterial atual ou recente; doença cardíaca embólica; doença hepática aguda ou histórico de doença hepática; gravidez suspeita ou confirmada; porfiria.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Precauções e advertências:
Oestrogel não apresenta efeito anticoncepcional.
Alguns estudos têm relatado aumento modesto no risco do câncer de mama em mulheres que fazem uso do tratamento de reposição hormonal com estrógenos por períodos prolongados (mais de cinco anos).
Géis à base de álcool são inflamáveis. Evite fogo, chama ou fumar após a aplicação de Oestrogel até sua secagem.
O fumo pode aumentar o risco de desenvolvimento de problemas cardíacos ou vasculares em pacientes que estejam fazendo uso dessa medicação.
Os agentes queratolíticos, géis ou cremes depilatórios e óleos podem alterar a absorção do estradiol hemi-hidratado, portanto recomenda-se evitar a aplicação do gel nos locais onde estes produtos tenham sido utilizados.
Quando o estrogênio for prescrito a mulheres na pós-menopausa com útero, o uso associado de progesterona deve ser avaliado devido ao risco de câncer do endométrio.
Pacientes em terapia de reposição com estrogênio podem necessitar de doses maiores do hormônio tireoidiano.
Estrogênios podem causar algum grau de retenção de líquidos.
Os estrogênios devem ser usados com cautela em pacientes com hipocalcemia grave.
Pacientes com colestase, insuficiência renal, epilepsia
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Oestrogel deve ser utilizado aplicando-se o gel sobre a pele em áreas limpas e secas, como a parte interna das coxas, abdominal ou a parte de trás dos braços, evitando áreas com lesões, irritações ou queimaduras. O dosador do tubo ajuda a aplicar a quantidade correta. A aplicação deve ser feita uma vez ao dia, preferencialmente no mesmo horário. Após a aplicação, as mãos devem ser lavadas para evitar a transferência do gel para outras pessoas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Oestrogel pode causar alguns males, que incluem, mas não se limitam a: hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, câncer de mama conhecido, prévio ou em suspeita, câncer estrogênio-dependente suspeito ou conhecido, sangramento vaginal de origem não determinada, doença tromboembólica venosa atual ou prévia, doença tromboembólica arterial atual ou recente, doença hepática aguda ou histórico de doença hepática, e gravidez suspeita ou confirmada. Além disso, pode ocorrer hemorragia de ruptura durante os primeiros meses do tratamento e há um risco aumentado de câncer de mama com o uso prolongado do tratamento de reposição hormonal.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?