O OLINA Essência de Vida é um auxiliar digestivo destinado ao tratamento dos sintomas da má digestão e da constipação intestinal ocasional de origem inespecífica, indicado em casos de má digestão causada por excessos alimentares. Por ser um laxante suave, é indicado em casos de constipação intestinal ocasional de origem inespecífica.
Como este medicamento funciona?
O OLINA Essência de Vida é indicado como um auxiliar digestivo, destinado ao tratamento dos sintomas da má digestão e constipação intestinal ocasional de origem inespecífica, recomendado em casos de má digestão causada por excessos alimentares. Este produto funciona ao estimular as secreções gástricas, aumentando o volume do sucо gástrico e, assim, facilitando a digestão. Seu efeito laxante é consequência do aumento da motilidade intestinal.
Quando não devo usar este medicamento?
Este produto não deve ser usado por mães que estão amamentando, pois algumas substâncias passam através do leite. OLINA Essência de Vidanão deve ser utilizado por pacientes com úlcera gástrica e pancreatite aguda ou crônica sob o risco de agravar o quadro clínico. Este produto é contraindicado nos casos de constipação crônica, abdômen agudo, dor abdominal, doenças inflamatórias intestinais agudas (colites, Doença de Crohn), obstrução intestinal, appendicite, dor abdominal de origem desconhecida e desordens renais. Também é contraindicado para uso por pacientes em recuperação alcoólica devido ao álcool em sua formulação. Ademais, este produto é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e para menores de 16 anos de idade. Em virtude da concentração alcoólica durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, devido ao maior risco de quedas e acidentes. Este produto é também contraindicado para pacientes com problemas hepáticos ou que estejam fazendo uso de outros fármacos com potencial interação com etanol.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
É importante estar ciente de que OLINA Essência de Vida não deve ser utilizado por menores de 16 anos ou por mulheres grávidas ou amamentando, uma vez que não há estudos que garantam a segurança nessas situações. O produto é contraindicado para pacientes com úlcera gástrica, pancreatite, constipação crônica, abdômen agudo, dificuldades intestinais agudas, obstrução intestinal, e dores abdominais de origem desconhecida. O uso de álcool deve ser evitado em pacientes em recuperação alcoólica e o produto também é contraindicado em casos de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. Considerando a presença de açúcar, é necessário uso cauteloso em diabéticos. Além disso, a urina pode apresentar coloração devido à presença de substâncias do Aloe e do Rui utilizados na formulação.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
OLINA ESSÊNCIA DE VIDA é indicada como um auxiliar digestivo destinado ao tratamento dos sintomas da má digestão e constipação intestinal ocasional de origem inespecífica, especialmente em casos de má digestão causada por excessos alimentares. O seu efeito laxante é resultado do aumento da motilidade intestinal. A forma de uso recomendada é para adultos e não deve ser utilizada por menores de 16 anos. Este produto não deve ser usado por mulheres grávidas ou amamentando, pois não há estudos que garantam a segurança nessas situações. Salienta-se que casos de constipação crônica, úlceras gástricas, ou condições abdominais agudas são contraindicações ao uso deste produto.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas referenciadas incluem cólicas gastrointestinais, que ocorrem entre 1% a 10% dos pacientes que utilizam este produto. Reações raras, que ocorrem entre 0,01% a 0,1% dos pacientes, incluem diminuição da motilidade intestinal associada ao uso prolongado e arritmias cardíacas. Além disso, é contraindicado para pacientes com úlcera gástrica, pancreatite aguda ou crônica, constipação crônica, doenças inflamatórias intestinais agudas (como colites e Doença de Crohn), obstrução intestinal, apendicite, e hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Também é contraindicado para menores de 16 anos e em casos de uso contínuo devido ao alto teor de álcool.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?