OlmetecANLO ® (olmesartana medoxomila/besilato de anlodipino) é indicado para o tratamento da pressão arterial alta, ou seja, a pressão cujas medidas estejam acima de 140 mm Hg (pressão “alta” ou sistólica) ou 90 mm Hg (pressão “baixa” ou diastólica). Pode ser usado isoladamente ou em combinação com outros agentes anti-hipertensivos.
Como este medicamento funciona?
OlmetecANLO ®, a associação de olmesartana medoxomila e besilato de anlodipino, age diminuindo a pressão arterial, que é a pressão com que o coração faz o sangue circular por dentro das artérias, pois provoca dilatação dos vasos sanguíneos. O besilato de anlodipino tem sua ação iniciada entre 24 e 96 horas e a olmesartana medoxomila em uma semana após o início do tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar OlmetecANLO se for sensível ou alérgico a qualquer componente deste produto ou a outros medicamentos da mesma classe do anlodipino (diidropiridinas) e durante a gravidez. Você não deve usar esse produto se é diabético e está utilizando alisquireno. Primeiro trimestre de gestação: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Segundo e terceiro trimestres de gestação: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Durante o uso do medicamento OlmetecANLO, alguns cuidados devem ser tomados, como os seguintes: Atenção, portadores de Doença Celíaca ou Síndrome Celíaca: contém glúten. Além disso, os comprimidos apresentam corantes que podem causar reações alérgicas, como o dióxido de titânio e o óxido de ferro. Deve-se ter atenção à possibilidade de queda repentina da pressão e tontura no início do tratamento. O angioedema intestinal foi relatado, exigindo descontinuação do medicamento se ocorrer. Deve-se evitar levantar-se rapidamente e dirigir veículos ou operar máquinas ao iniciar o tratamento. Indivíduos com mau funcionamento do coração, mau funcionamento dos rins e deficiência do fígado devem usar o medicamento com cuidado. Pacientes que utilizam sequestradores de ácidos biliares devem tomar o OlmetecANLO preferencialmente 4 horas antes da dose do sequestrador. O uso concomitante com anti-inflamatórios não esteroidais pode levar à piora da função renal. O uso durante a amamentação deve ser discutido com um médico. Outros medicamentos podem influenciar a ação do componente anlodipino, sendo necessário monitoramento médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
OlmetecANLO deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O comprimido deve ser engolido inteiro, com água potável, uma vez ao dia. Não é recomendada a administração de mais de um comprimido ao dia. Para pacientes que necessitam de redução adicional da pressão arterial, a dose pode ser aumentada em intervalos recomendados pelo médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar OlmetecANLO, tome-o assim que lembrar, a menos que esteja perto do horário da próxima dose. Neste caso, não tome a dose esquecida e retome o esquema de dosagem normal. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis maus efeitos que este medicamento pode causar incluem: angioedema intestinal, que se manifesta como dor abdominal, náusea, vômito e diarreia; tontura devido à queda repentina da pressão; e alterações na função renal em pessoas com mau funcionamento dos rins. Também pode ocorrer reação alérgica à corantes, especialmente em indivíduos sensíveis ao dióxido de titânio ou ao óxido de ferro. Pacientes com deficiência do fígado devem ter cuidado ao usar o medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?