O cloridrato de ondansetrona é indicado para o controle de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia e radioterapia. Também é indicado para a prevenção de náuseas e vômitos do período pós-operatório.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de ondansetrona atua como um antiemético, bloqueando a ação da serotonina, uma substância que pode provocar náuseas e vômitos. Este medicamento é indicado para o controle de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia, radioterapia e pós-operatórios. Sua ação inicia em menos de 1 hora após a administração.
Quando não devo usar este medicamento?
O cloridrato de ondansetrona não deve ser usado caso você tenha alergia à ondansetrona ou a qualquer outro componente do medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado ao mesmo tempo em que a pomorfina, um medicamento utilizado no tratamento da disfunção erétil. Se alguma dessas situações se aplicar a você, não tome cloridrato de ondansetrona e informe seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O cloridrato de ondansetrona não deve ser usado caso você tenha alergia à ondansetrona ou a qualquer outro componente do medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado ao mesmo tempo em que a pomorfina, um medicamento utilizado no tratamento de disfunção erétil. Se você tiver algum dos seguintes problemas, não tome cloridrato de ondansetrona e informe o seu médico: bloqueio intestinal ou constipação grave; problemas no coração, incluindo batimentos cardíacos irregulares ou prolongamento do intervalo QT no eletrocardiograma; se você está grávida ou pretende ficar grávida; se você está amamentando; se você tem alguma doença no fígado. A gravidez e a lactação são condições que requerem especial atenção, pois não se recomenda o uso de ondansetrona durante o primeiro trimestre da gravidez devido ao risco de malformações.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de ondansetrona deve ser administrado por via oral. Para a prevenção de náuseas e vômitos do período pós-operatório, o início da ação ocorre em menos de 1 hora após a administração de 16 mg. No controle de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia e radioterapia, o início da ação ocorre dentro de 1 a 2 horas após a administração de 8 mg.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o cloridrato de ondansetrona, deve tomá-lo assim que se recordar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, deve ignorar a dose esquecida e retomar o esquema de uso normalmente. Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada do cloridrato de ondansetrona, recomenda-se que o paciente informe imediatamente um médico ou procure um centro de intoxicações para uma avaliação e orientações adequadas. Não há informações específicas sobre a overdose na bula do produto.