Optilar é indicado para alívio dos sinais e sintomas da conjuntivite alérgica, para tratamento e/ou profilaxia da inflamação em pacientes que foram submetidos a cirurgias oculares e cirurgias de extração de catarata e tratamento da dor ocular.
Como este medicamento funciona?
Optilar ® é uma solução oftálmica que apresenta ação anti-inflamatória e antialérgica. Optilar ® começa agir logo após a aplicação nos olhos.
Quando não devo usar este medicamento?
Optilar é contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da sua fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Para não contaminar o colírio, evite o contato do conta-gotas com qualquer superfície. Não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos. O manuseio errado pode contaminar a solução oftálmica e causar infecções nos olhos. Optilar é um medicamento de uso exclusivamente oftálmico.
Uso durante a gravidez: Optilar deve ser usado durante a gravidez somente se o benefício potencial para a mãe justificar o risco potencial para o feto. No caso de lactação, deve-se ter cautela ao administrar Optilar a mulheres que estejam amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
A segurança e eficácia de Optilar não foram estabelecidas em crianças. Em relação a idosos, não foram observadas diferenças de eficácia e segurança, portanto, não há recomendações especiais. Optilar não deve ser utilizado durante o uso de lentes de contato.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Optilar deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C) e protegido da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 30 dias. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos. Antes de usar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize Optilar caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco. A solução já vem pronta para uso. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do colírio. Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. Para alívio dos sinais e sintomas da conjuntivite alérgica, a dose recomendada usualmente é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), quatro vezes ao dia. Para profilaxia e redução da inflamação após cirurgias oculares e cirurgias de extração de catarata, a dose recomendada é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), três ou quatro vezes ao dia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de anti-inflamatórios não esteroidais tópicos (como o trometamol cetorolaco presente em Optilar) pode resultar em ceratite, e em pacientes suscetíveis, pode causar o rompimento do epitélio, estreitamento, erosão, ulceração ou perfuração da córnea, comprometendo a visão. O uso continuado pode aumentar o risco de eventos adversos na córnea, especialmente em pacientes que passaram por cirurgias oculares complicadas.
Além disso, ao usar Optilar, existe o potencial para sensibilidade cruzada com o ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios não esteroides, podendo causar broncoespasmo ou exacerbação da asma em pacientes com hipersensibilidade prévia. Também há o risco de aumento do tempo de sangramento devido à interferência com a agregação de trombócitos e relatos de aumento no sangramento de tecidos oculares.
Por fim, todos os AINEs tópicos podem retardar a cicatrização, e o uso de Optilar junto com esteroides tópicos ou outros AINEs pode aumentar esse potencial.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?