Optilar é indicado para o alívio dos sinais e sintomas da conjuntivite alérgica, para tratamento e/ou profilaxia da inflamação em pacientes que foram submetidos a cirurgias oculares e cirurgias de extração de catarata e para o tratamento da dor ocular.
Como este medicamento funciona?
Optilar ® é uma solução oftálmica que apresenta ação anti-inflamatória e antialérgica. Optilar ® começa agir logo após a aplicação nos olhos.
Quando não devo usar este medicamento?
Optilar é contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da sua fórmula.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Optilar é contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da sua fórmula. Para não contaminar o colírio, evite o contato do conta-gotas com qualquer superfície e não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos. O manuseio errado pode contaminar a solução oftálmica e causar infecções nos olhos. Optilar é um medicamento de uso exclusivamente oftálmico. Durante a gravidez, o uso deve ser feito apenas se o benefício potencial para a mãe justificar o risco potencial para o feto. Na lactação, deve-se ter cautela ao administrar Optilar a mulheres que estejam amamentando. A segurança e eficácia de Optilar não foram estabelecidas em crianças. Optilar não deve ser utilizado durante o uso de lentes de contato, pois o cloreto de benzalcônio presente pode ser absorvido pelas lentes e ocasionar descoloração. Se você for utilizar Optilar com outros colírios, aguarde um intervalo de 5 minutos entre a aplicação de cada medicamento. Recomenda-se cautela em pacientes com insuficiência renal e insuficiência hepática, pois não há dados de estudo específicos para essas populações.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Optilar deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C) e protegido da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 30 dias.
Como devo usar este medicamento?
Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos. Antes de usar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize Optilar caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco. A solução já vem pronta para uso. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do colírio. Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. Para alívio dos sinais e sintomas da conjuntivite alérgica, a dose recomendada usualmente é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), quatro vezes ao dia. Para profilaxia e redução da inflamação após cirurgias oculares e cirurgias de extração de catarata, a dose recomendada é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), três ou quatro vezes ao dia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Optilar pode resultar em efeitos adversos como ceratite, ruptura do epitélio, estreitamento, erosão, ulceração ou perfuração da córnea, os quais podem comprometer a visualização. Pacientes que experimentam rompimento do epitélio da córnea devem interromper o uso e ser monitorados quanto à integridade da córnea. Além disso, é recomendada cautela em pacientes que passaram por cirurgias oculares complicadas, que possuem denervação da córnea ou diabetes mellitus, devido ao aumento do risco de eventos adversos. Efeitos sobre a cicatrização também podem ocorrer, levando a uma cicatrização mais lenta.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?