Osteotrat 35mg com 4 Comprimidos

  • Fabricante: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A - 60659463002992
  • Categoria: Osteoporose
  • Princípio ativo: Risedronato Sodico
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Osteotrat é destinado ao tratamento e prevenção da osteoporose (perda de material ósseo) em mulheres no período pós-menopausa para reduzir o risco de fraturas vertebrais e não vertebrais. É também destinado ao tratamento da osteoporose em homens com alto risco de fraturas e tratamento da osteoporose estabelecida em mulheres no período pós-menopausa para reduzir o risco de fraturas de quadril.

  • Como este medicamento funciona?

    Osteotrat é um medicamento à base de risedronato sódico, um bisfosfonato piridinil que inibe a perda de material ósseo e preserva a mineralização óssea.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Osteotrat não deve ser utilizado nos seguintes casos: − Pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula; − Hipocalcemia (diminuição da concentração de cálcio no sangue); − Durante a gravidez e lactação; − Pacientes com insuficiência severa dos rins. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência severa dos rins.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O medicamento OSTEOTRAT não deve ser utilizado nos seguintes casos: hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula; hipocalcemia (diminuição da concentração de cálcio no sangue); durante a gravidez e lactação; e em pacientes com insuficiência severa dos rins. Alimentos, bebidas (exceto água) e medicamentos contendo cátions polivalentes como cálcio, magnésio, ferro e alumínio podem interferir na absorção do risedronato sódico e não devem ser administrados concomitantemente. É necessário ter adesão rigorosa às recomendações de uso. Além disso, é importante estar ciente de que a eficácia dos bisfosfonatos está relacionada à presença de baixa densidade mineral óssea e/ou fraturas predominantes. Pacientes com histórico de alterações esofágicas que retardam o trânsito ou esvaziamento esofágico devem usar o medicamento com cautela. O uso de álcool e tabaco pode piorar problemas ósseos, e a hipocalcemia deve ser tratada antes de iniciar o tratamento com OSTEOTRAT. A osteonecrose de mandíbula e o risco de fraturas atípicas do fêmur também devem ser considerados.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    A Osteotrat deve ser administrado por via oral, sendo indicado para o tratamento e prevenção da osteoporose em mulheres no período pós-menopausa e em homens com alto risco de fraturas. É importante seguir rigorosamente as recomendações de uso, evitando a administração concomitante com alimentos, bebidas (exceto água) e medicamentos contendo cátions polivalentes, que podem interferir na absorção do medicamento. Para alcançar a eficácia planejada, deve-se ter uma adesão rigorosa às orientações de uso.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Osteotrat deve ser utilizado conforme indicado. Caso você se esqueça de usar este medicamento, você deve seguir as recomendações de seu médico ou profissional de saúde sobre como proceder. Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose esquecida. É importante manter a adesão às recomendações de uso para garantir a eficácia do tratamento.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento Osteotrat pode causar os seguintes males: irritação esofágica com sintomas como disfagia (dificuldade de deglutição), odinofagia (dor à deglutição) e dor retroesternal (atrás do peito). Também foram relatados casos de dor musculoesquelética severa que podem aparecer após o início do tratamento. Além disso, o uso a longo prazo deste medicamento pode estar associado a osteonecrose da mandíbula e do canal auditivo externo, fraturas atípicas do fêmur, e pode ocorrer descontinuação do tratamento baseado na avaliação de risco-benefício.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.