Oxinest ® é indicado para anestesia do globo ocular em cirurgias leves, retirada de corpos estranhos e procedimentos diagnósticos.
Como este medicamento funciona?
Oxinest apresenta ação anestésica local. A anestesia ocorre de 1 a 15 minutos após a aplicação deste fármaco e pode persistir por cerca de 20 a 30 minutos.
Quando não devo usar este medicamento?
Oxinest não deve ser utilizado por pacientes com alergia ou intolerância aos componentes da fórmula. A oxibuprocaína não deve ser utilizada em áreas infectadas (infecção concomitante ocular). Oxinest não deve ser usado sem supervisão médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O OXINEST não deve ser utilizado por pacientes com alergia ou intolerância aos componentes da fórmula. A oxibuprocaína não deve ser utilizada em áreas infectadas (infecção concomitante ocular) e não deve ser usado sem supervisão médica. Deve ser usado com cautela por pacientes com alergias conhecidas, doença cardíaca, hipertireoidismo ou que apresentem níveis anormais ou reduzidos de esterases plasmáticas. Evite esfregar os olhos e proteja-os contra irritação, poeira, corpos estranhos, contaminação bacteriana ou qualquer outra possível agressão enquanto estiverem anestesiados. O uso prolongado pode resultar em opacificação corneana, seguida de perda da visão ou perfuração corneana. O uso repetido de colírios anestésicos sem acompanhamento médico pode causar lesões oculares graves. A segurança do uso durante a gravidez e lactação ainda não foi bem estabelecida, portanto, usar somente quando estritamente necessário e após avaliação de riscos potenciais. Para pacientes que utilizam lentes de contato, a solução não deve ser aplicada durante o uso de lentes gelatinosas ou hidrofílicas, devendo-se retirar as lentes antes da aplicação e aguardar pelo menos 15 minutos para recolocá-las. O uso deste medicamento pode causar visão turva, portanto, é aconselhável não conduzir ou operar máquinas perigosas até que a visão normal seja restaurada.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser guardado em temperatura ambiente (15 e 30º C). O prazo de validade do produto, mantido em sua embalagem original, é de 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Após aberto, válido por 60 dias. Deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos. Modo de uso: 1. Antes de usar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize Oxinest caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco. 2. A solução já vem pronta para uso. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do colírio. Não enxaguar o conta-gotas. 3. Lavar as mãos. 4. Inclinar a cabeça para trás. 5. Puxar suavemente a pálpebra inferior para baixo. 6. Segurando o frasco acima do olho, pingar a dose recomendada dentro da pálpebra inferior, enquanto estiver olhando para cima. 7. Soltar a pálpebra inferior e tentar manter o olho aberto, sem piscar, por alguns segundos. 8. O mesmo frasco não deve ser usado por mais de uma pessoa. 9. Após o uso do medicamento, lavar as mãos e fechar bem o frasco. Posologia: A dose usual é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s) ou a critério médico. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Este medicamento é um anestésico mais utilizado durante procedimentos diagnósticos em ambiente hospitalar. Se for prescrito para casa e você esquecer, aplique quando se lembrar e se estiver com doru. Se a dor persistir, comunique ao seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamentos OXINEST pode causar reações alérgicas locais, sendo que o uso prolongado pode danificar a córnea e retardar a cicatrização ocular. Reações raras incluem edema pulmonar associado à reação de hipersensibilidade. Além disso, reações com frequência desconhecida podem incluir bradicardia sinusal, disfagia, náuseas, vômitos, sedação, sonolência, tontura, agitação, confusão, ansiedade, euforia, depressão, desorientação, distúrbios de audição, distúrbios visuais, distúrbios da fala, parestesia, espasmos musculares, convulsões, depressão respiratória, coma, e lesões na córnea.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Cuidados especiais devem ser empregados quando um excesso do produto for instilado no olho, tais como: lavá-lo com água ou soro fisiológico. Se acidentalmente for ingerido, aconselha-se beber bastante líquido para provocar diluição. O abuso ou superdose de oxibuprocaína, especialmente na anestesia da mucosa, pode provocar sedação, sonolência, tontura, agitação, confusão, ansiedade, euforia, depressão e desorientação.