Paracetamol + fosfato de codeína é indicado para o alívio de dores de grau moderado a intenso, como nas decorrentes de traumatismo (entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas), pós-operatório, pós-extração dentária, neuralgia, lombalgia, dores de origem articular e condições similares.
Como este medicamento funciona?
Paracetamol + fosfato de codeína é uma combinação de dois analgésicos, codeína e paracetamol, que proporciona alívio de dores de intensidade leve a intensa.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize paracetamol + fosfato de codeína se você apresenta alergia conhecida ao paracetamol, codeína ou a qualquer um dos outros componentes do medicamento. A codeína é contraindicada para dor em crianças abaixo de 12 anos e para o tratamento da dor pós-operatória em crianças abaixo de 18 anos que foram submetidas à tonsilectomia e/ou adenoidectomia. É contraindicado em metabolizadores ultrarrápidos de CYP2D6 e em mães amamentando.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O paracetamol + fosfato de codeína não é recomendado para dor em adolescentes de 12 a 18 anos. Existe um risco de morte em metabolizadores ultrarrápidos de codeína, que podem apresentar depressão respiratória fatal ou sinais de superdose, mesmo nas doses indicadas. É contraindicado em mães amamentando e no tratamento de dor pós-operatória em crianças abaixo de 18 anos submetidas a tonsilectomia ou adenoidectomia. A codeína deve ser utilizada com cautela em pacientes com função respiratória comprometida, distúrbios convulsivos, e em caso de comprometimento renal e hepático. O uso deste medicamento deve ser descontinuado aos primeiros sinais de toxicidade por codeína e não deve ser utilizado com álcool ou sedativos. A codeína pode causar dependência e deve ser empregada apenas a curto prazo.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, tome a dose assim que se lembrar. Se já estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retome o esquema posológico habitual. Não deve ser administrada uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Em caso de dúvidas, consulte um médico ou farmacêutico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento paracetamol + fosfato de codeína pode causar os seguintes males: depressão respiratória, sonolência extrema, confusão, respiração superficial, que podem ser fatais, especialmente em metabolizadores ultrarrápidos de codeína. Também há risco de superdose, que pode resultar em dano hepático. Há relatos de reações cutâneas sérias, como pustulose exantemática generalizada aguda, Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. O uso prolongado pode levar a dependência psicológica e física e a hiperalgesia (sensibilidade exagerada à dor). Deve-se tomar cuidado com o uso concomitante de álcool e outros sedativos, pois pode resultar em depressão respiratória, coma e morte.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de paracetamol + fosfato de codeína, procure auxílio médico imediatamente. Um cuidado médico rápido é fundamental, especialmente para adultos e crianças, mesmo se não houver sinais ou sintomas perceptíveis. A superdose pode causar dano hepático.