Strepsils ® pastilhas é indicado para a inflamação da garganta, proporcionando alívio sintomático por até 4 horas.
Como este medicamento funciona?
Strepsils é composto por flurbiprofeno, um anti-inflamatório não esteroide (AINE) que possui potentes propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias. A absorção do flurbiprofeno ocorre a partir da cavidade bucal, por difusão passiva. Desta forma, os efeitos desejáveis são locais e é desnecessário o uso de altas concentrações do medicamento. O início do alívio, redução da dor e inchaço da garganta foi observado a partir de 15 minutos, com duração por até 4 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Strepsils ® é contraindicado em caso de: a) hipersensibilidade (alergia) ao flurbiprofeno ou a qualquer componente da fórmula; b) pacientes com hipersensibilidade prévia (asma, broncoespasmo, rinite, angioedema ou urticária) ao ácido acetilsalicílico ou outros AINEs; c) existência ou histórico de úlcera péptica ou hemorrágica, ou ulceração intestinal; d) histórico de sangramento ou perfuração gastrointestinal, colite severa, distúrbios hemorrágicos ou hematopoiéticos relacionados a terapia prévia com AINEs; e) durante o último trimestre da gravidez; f) falência cardíaca, renal ou hepática severas. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou lactantes sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Não use este medicamento caso tenha problemas no estômago.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Strepsils ® é contraindicado em caso de: hipersensibilidade (alergia) ao flurbiprofeno ou a qualquer componente da fórmula; pacientes com hipersensibilidade prévia (asma, broncoespasmo, rinite, angioedema ou urticária) ao ácido acetilsalicílico ou outros AINEs; existência ou histórico de úlcera péptica ou hemorrágica, ou ulceração intestinal; histórico de sangramento ou perfuração gastrointestinal, colite severa, distúrbios hemorrágicos ou hematopoiéticos relacionados a terapia prévia com AINEs; durante o último trimestre da gravidez; falência cardíaca, renal ou hepática severas; e é contraindicado para menores de 12 anos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou lactantes sem orientação médica. Também é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. O uso deve ser feito com cautela por portadores de Diabetes, e em pacientes com histórico de doenças gastrointestinais. Recomenda-se consultar um médico imediatamente se surgirem sinais de infecções bacterianas durante o tratamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Strepsils deve ser utilizado por uso oral. É indicado para a inflamação da garganta, proporcionando alívio sintomático por até 4 horas. O início do alívio ocorre a partir de 15 minutos. É recomendado para adultos e pediátricos acima de 12 anos de idade.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Strepsils pode causar reações adversas, incluindo reações alérgicas, como asma, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. O uso de flurbiprofeno pode estar associado a broncoespasmo em pacientes com histórico de asma brônquica ou doenças alérgicas. Há também riscos de sangramento gastrointestinal, ulceração, e perfuração, que podem ser fatais. Pacientes com doenças gastrointestinais prévias devem ter cautela, e o risco de eventos trombóticos arteriais, como infarto do miocárdio, pode aumentar em tratamentos prolongados. Outras reações adversas incluem dor de cabeça induzida por analgésico, e deve-se ter atenção em pacientes idosos ou com insuficiência renal ou hepática. Reações dermatológicas graves, embora raras, como dermatite, Síndrome de Stevens-Johnson, e necrólise epidérmica tóxica também foram relatadas. Consultar um médico em caso de sinais de infecções bacterianas é recomendado.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso excessivo de Strepsils pode aumentar o risco de sangramento ou perfuração gastrointestinal, que podem ser fatais, principalmente em pacientes idosos ou com histórico de úlcera ou problemas gastrointestinais. Caso ocorra sangramento ou ulceração, o tratamento deve ser suspenso imediatamente. Recomenda-se que qualquer sintoma abdominal incomum, especialmente sangramento intestinal, seja relatado ao profissional de saúde.