PATANOL ® solução oftálmica é um medicamento indicado para o tratamento dos sinais e sintomas da conjuntivite alérgica.
Como este medicamento funciona?
PATANOL ® solução oftálmica é um medicamento que age inibindo a liberação da substância mediadora das respostas alérgicas, impedindo, desta forma, os sintomas de alergia de ação oftálmica. O tempo médio estimado para o medicamento começar a agir é de 3 minutos.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado caso você tenha hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo ou a qualquer excipiente.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
PATANOL ® solução oftálmica contém cloreto de benzalcônio que pode causar irritação ocular e pode alterar a coloração das lentes de contato gelatinosas. Evitar o contato com lentes de contato gelatinosas. Você será instruído a remover as lentes de contato antes da aplicação de PATANOL ® solução oftálmica e esperar por pelo menos 15 minutos antes de recolocá - las.
Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas: A olopatadina é um anti-histamínico não sedativo. Turvação transitória da visão após o uso do colírio, ou outros distúrbios visuais podem afetar a capacidade de dirigir ou operar máquinas. Se a visão turvar após a administração, você deve esperar até que a visão normalize antes de dirigir ou operar máquinas.
Fertilidade, gravidez e lactação: Não se pode prever nenhum efeito sobre a fertilidade humana uma vez que a exposição sistêmica da olopatadina é desprezível pela via oftálmica. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião - dentista. Como não há dados disponíveis sobre a concentração de olopatadina/metabólitos no leite materno, não se pode excluir risco à criança amamentada. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista.
Polulações especiais: PACIENTES com doença nos rins ou fí
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar o frasco de PATANOL ® solução oftálmica em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC. Após aberto, é válido por 30 dias. Guarde-o em sua embalagem original e mantenha fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Resposta:
Para evitar possível contaminação do frasco, mantenha a ponta do frasco longe do contato com qualquer superfície. A dose recomendada é uma gota em cada olho afetado, duas vezes ao dia, num intervalo de 6 a 8 horas. A duração do tratamento é de 6 semanas. Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos. Mantenha a pálpebra fechada e pressione o canto interno do olho gentilmente por cerca de 2 minutos para reduzir a absorção sistêmica. Se estiver utilizando mais de um medicamento oftálmico tópico, eles devem ser administrados com intervalo de 5 minutos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se esquecer uma dose, aplique o medicamento o quanto antes. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao esquema regular. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As seguintes reações adversas foram reportadas durante estudos clínicos com PATANOL® solução oftálmica e são classificadas de acordo com a frequência: incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça, disgeusia (diminuição do senso do paladar); raro (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes): tontura. No contexto ocular, as reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes): desconforto nos olhos; incomum: ceratite ponteada (úlceras de córnea), ceratite (inflamação da córnea), dor nos olhos, olho seco, visão turva, edema palpebral (inchaço nas pálpebras), prurido (coceira) nos olhos, secreção ocular, hiperemia (vermelhidão) nos olhos, crosta na margem dos olhos; raro: fotofobia (sensibilidade à luz), eritema (vermelhidão) na pálpebra. Distúrbios respiratórios, torácicos e do mediastino incomum: ressecamento nasal; distúrbios gastrointestinaisraro: boca seca.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de ingerência acidental, mesmo com o conteúdo de um frasco, nenhum efeito tóxico é esperado. Apesar da ausência de dados disponíveis em humanos sobre superdose por ingerência acidental ou deliberada, a olopatadina apresenta um baixo nível de toxicidade aguda em animais.