PATZ GTS (hemitartarato de zolpidem) é destinado ao tratamento de curta duração da insônia (dificuldade para dormir) que pode ser ocasional (eventual), transitória (passageira) ou crônica (que dura muito tempo).
Como este medicamento funciona?
PATZ ® GTS (hemitartarato de zolpidem) é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem. O zolpidem age sobre os centros do sono que estão localizados no cérebro. Por isso, o médico prescreve PATZ ® GTS para o tratamento da insônia, isto é, para aquelas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou permanecer adormecidas. O zolpidem tem início de ação dentro de cerca de 30 minutos após a ingestão, encurtando o tempo de indução ao sono, reduzindo o número de despertares noturnos e aumentando a duração total do sono, melhorando sua qualidade.
Quando não devo usar este medicamento?
PATZ ® GTS (hemitartarato de zolpidem) não deve ser utilizado em pacientes com: hipersensibilidade (alergia ou intolerância) ao zolpidem ou a qualquer outro componente da fórmula. Este medicamento também não deve ser utilizado por pacientes com insuficiência respiratória severa ou aguda (dificuldade respiratória) ou com insuficiência do fígado severa (redução da função do fígado), ou por pacientes com histórico de comportamento complexo do sono (sonambulismo) após utilizar zolpidem ou outros medicamentos para o tratamento da insônia, como eszopiclona ou zaleplona. Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O zolpidem deve ser usado com cautela caso você apresente síndrome da apneia do sono e miastenia gravis. É recomendado tomar PATZ ® GTS em doses únicas e não exceder 10 mg (20 gotas) por noite. O uso concomitante de opioides com zópidem pode resultar em sedação e depressão respiratória. Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com insuficiência hepática severa ou insuficiência respiratória severa. Pacientes idosos ou debilitados devem usar doses menores, de 5 mg (10 gotas), e um acompanhamento mais rígido é recomendado. É importante identificar a causa da insônia e monitorar pacientes para possíveis reações psiquiátricas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O PATZ GTS (hemitartarato de zolpidem) deve ser tomado em doses únicas e não deve exceder 10 mg (equivalente a 20 gotas) durante a mesma noite. É importante usar a menor dose diária efetiva e garantir condições favoráveis para um sono ininterrupto de 7-8 horas. O início de ação do zolpidem ocorre em cerca de 30 minutos após a ingestão.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que o medicamento PATZ ® GTS (hemitartarato de zolpidem) pode causar incluem: amnésia anterógrada (perda da memória para fatos que aconteceram logo após o uso do medicamento), ideação suicida e depressão, reações psiquiátricas e paradoxais (como exacerbação da insônia, pesadelos, nervosismo, irritabilidade, agitação, agressividade, acessos de raiva, ideias delirantes, alucinações e comportamento inapropriado). Além disso, podem ocorrer comportamentos associados como sonambulismo e outros comportamentos enquanto dorme, que podem ser acompanhados de amnésia para esses eventos. O uso de PATZ ® GTS pode também causar comprometimento psicomotor, especialmente se administrado em menos de 7-8 horas antes de atividades que requerem alerta mental. O risco de efeitos adversos aumenta com o uso concomitante de álcool ou outros depressivos do SNC.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de PATZ GTS (hemitartarato de zolpidem), pode ocorrer sedação excessiva, depressão respiratória, coma e até óbito. Recomenda-se que, em caso de superdosagem, o paciente procure um serviço médico imediatamente para avaliação e tratamento apropriado.