PIASCLEDINE ® 300 (Persea americana Mill. + Glycine max (L.) Merr.) é indicado para o tratamento sintomático de ação lenta para quadros dolorosos de artrose (osteoartrite).
Como este medicamento funciona?
PIASCLEDINE ® 300 estimula a recuperação dos tecidos conjuntivos, presentes nos componentes das articulações, ou seja, nos ossos, músculos, cartilagens e tendões. Portanto, sua ação é mais efetiva nos casos de dores provocadas por artrose (osteoartrite). PIASCLEDINE ® 300 pertence à classe de medicamentos “SYSADOA” (drugas sintomáticas de ação lenta em osteoartrite).
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com histórico de hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula presentes no item COMPOSIÇÃO e com alergia a amendoim. Contraindicado em pacientes com histórico médico ou que sofram de distúrbios hepáticos ou biliares ou que apresentem qualquer condição médica que possa aumentar o risco de colelitíase ou lesão hepática (lesões no fígado). Não deve ser utilizado em caso de sintomas indicativos de distúrbios de coagulação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Hepatotoxicidade/Disfunção hepática: durante o período pós - comercialização, foram notificadas reações adversas como citólise hepática, colestase, icterícia e aumento das transaminases. Portanto, esta informação deve ser levada em consideração antes de iniciar o tratamento com PIASCLEDINE® 300 em pacientes com histórico médico ou que sofram de distúrbios hepáticos ou biliares ou que apresentem qualquer condição médica que possa aumentar o risco de colelitíase ou lesão hepática. PIASCLEDINE® 300 deve ser descontinuado em caso de sintomas biológicos ou clínicos de lesão hepática ou biliar.
Hipersensibilidade/Alergia: Durante o desenvolvimento clínico do produto foram notificadas reações de hipersensibilidade, bem como erupção cutânea, urticária, dermatite. Os pacientes devem ser alertados sobre sinais e/ou sintomas sugestivos de reação alérgica e devem interromper o tratamento e consultar seu médico na primeira ocorrência de reação cutânea ou sinais de hipersensibilidade.
Trombocitopenia: Poucos casos de trombocitopenia foram relatados com PIASCLEDINE®, incluindo um durante o desenvolvimento clínico. PIASCLEDINE® 300 deve ser descontinuado em caso de sintomas indicativos de distúrbios de coagulação (por exemplo, petéquias, púrpura).
Insuficiência renal: Não há dados disponíveis em pacientes com insuficiência renal
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar PIASCLEDINE ® 300 em temperatura ambiente (de 15 °C a 30ºC). Proteger da umidade. Se armazenado nas condições indicadas, o medicamento se manterá próprio para consumo pelo prazo de validade impresso na embalagem externa. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
A dose recomendada é de 1 cápsula de PIASCLEDINE ® 300 por dia, durante a refeição. Esta dose diária não deve ser excedida. O tratamento deve perdurar por 3 a 6 meses, ou a critério médico, nos casos de osteoartrite. O efeito pode persistir por 1 a 2 meses após a descontinuação do tratamento. A cápsula deve ser ingerida inteira, com um copo cheio de água, durante uma refeição. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você se esqueça de tomar uma dose de PIASCLEDINE ® 300 no horário estabelecido pelo seu médico, tome-a assim que possível, observando que a administração seja feita durante a refeição. Entretanto, se já estiver próximo do horário da dose seguinte, ignore a dose esquecida e tome somente a próxima dose no horário habitual, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Nunca tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento PIASCLEDINE 300 pode causar os seguintes males: desordens gastrointestinais como diarreia (reação comum). Reações incomuns incluem: náuseas (enjôo), dor abdominal, dispepsia (desconforto abdominal) e disgeusia (alteração do sabor).
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?