• Home
  • Bulas
  • Pitavastatina Calcica 2MG com 30 Comprimidos Revestidos EMS Generico

Pitavastatina Calcica 2MG com 30 Comprimidos Revestidos EMS Generico

  • Fabricante: EMS S/A - 57507378000365
  • Categoria: Colesterol e Triglicerídeos
  • Princípio ativo: Pitavastatina Calcica
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    A pitavastatina cálcica é indicada como terapia complementar à dieta, para reduzir os níveis elevados de colesterol total, colesterol ruim (LDL - C), apolipoproteína B, triglicérides e para aumentar os níveis de colesterol bom (HDL - C) em pacientes adultos com excesso de substâncias gordurosas no sangue. A pitavastatina cálcica só deve ser usada quando a resposta à dieta restrita de gorduras saturadas e colesterol e outras medidas não farmacológicas forem inadequadas.

  • Como este medicamento funciona?

    A pitavastatina cálcica pertence à classe de medicamentos denominados inibidores da hidroximetilglutaril - coenzima A (HMG - CoA) redutase. Ela inibe a produção de colesterol no fígado (a maior fonte de colesterol no organismo) e aumenta a remoção do “colesterol ruim” do sangue pelo fígado, diminuindo o colesterol total. As concentrações plasmáticas máximas de pitavastatina são atingidas cerca de 1 hora após a administração oral.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    A pitavastatina cálcica é contraindicada para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente desse produto, doença hepática ativa, mulheres grávidas ou em idade fértil, mulheres amamentando, e a coadministração com ciclosporina e eritromicina. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    A pitavastatina cálcica deve ser usada com cautela em pacientes com fatores de predisposição para miopatia, função renal comprometida, idosos, ou quando usada concomitantemente com fibratos. Pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente do produto, doença hepática ativa, mulheres grávidas, em idade fértil ou amamentando não devem usar o medicamento. Advertências incluem possíveis efeitos no músculo, como rabdomiólise e miopatia; aumentos nas enzimas do fígado; e riscos em pacientes que consomem álcool. Uso em gravidez é contraindicado, e mulheres devem utilizar contraceptivos eficazes durante o tratamento. Não foram estabelecidas a segurança e eficácia em pacientes pediátricos. Além disso, deve-se ter cuidado com a capacidade de dirigir e operar máquinas devido à possibilidade de tontura e sonolência.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    A pitavastatina cálcica deve ser administrada por via oral e como terapia complementar à dieta, para reduzir os níveis elevados de colesterol total, colesterol ruim (LDL - C), apolipoproteína B, triglicérides e para aumentar os níveis de colesterol bom (HDL - C) em adultos que apresentam excesso de substâncias gordurosas no sangue. A pitavastatina cálcica deve ser usada somente quando a resposta à dieta restrita de gorduras saturadas e colesterol, e outras medidas não farmacológicas forem inadequadas.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    A pitavastatina cálcica pode causar miopatia (doença muscular) e rabdomiólise (lesão grave do músculo). Casos raros de miopatia necrotizante imunomediada foram relatados. Também foram observados aumentos nas enzimas do fígado e aumento nos níveis de HbA1c e glicemia em jejum. É contraindicado durante a gravidez e amamentação, podendo causar dano fetal.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.