Plenance 20mg com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Libbs Farmacêutica Ltda - 61230314000175
  • Categoria: Colesterol e Triglicerídeos
  • Princípio ativo: Rosuvastatina Calcica
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

     Plenance® deve ser usado como auxiliar à dieta quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada

  • Como este medicamento funciona?

    A rosuvastatina, princípio ativo de Plenance®, inibe uma enzima importante para a fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMG-CoA redutase, portanto, o uso contínuo de Plenance® reduz o nível de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, principalmente colesterol e triglicérides. Esta redução é geralmente obtida em até 4 semanas e é mantida com a continuidade do tratamento.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve utilizar Plenance® se for alérgico à rosuvastatina ou a qualquer um dos componentes do medicamento, se estiver com doença no fígado e se tiver insuficiência hepática ou renal (funcionamento alterado do fígado ou rins).

    Plenance® também não deve ser utilizado por pacientes grávidas ou que pretendem engravidar e que não estão usando métodos contraceptivos apropriados. Você não deve utilizar Plenance® se estiver amamentando.
    Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
  • O que devo saber antes de usar este medicamento?
    Pacientes que estiverem tomando ciclosporina (medicamento usado após transplante de órgãos) devem evitar o uso de Plenance®.

    Plenance® deve ser utilizado com cuidado por pacientes que tenham história de doença hepática (doença do fígado), que ingerem regularmente grandes quantidades de álcool e que estejam tomando os seguintes medicamentos: varfarina (ou outro medicamento usado para diluir o sangue), ticagrelor (ajuda a impedir a acumulação de plaquetas e reduz a

    possibilidade de formação de coágulos sanguíneos que podem bloquear um vaso sanguíneo), genfibrozila (usado para reduzir os níveis de lipídeos no sangue), fostamatinibe (usado para tratar a baixa contagem de plaquetas), febuxostate (usado para tratar e prevenir níveis elevados de ácido úrico no sangue), teriflunomida (usado para tratar esclerose múltipla remitente recorrente), lopinavir, ritonavir, sofosbuvir, velpatasvir, voxilaprevir, grazoprevir, elbasvir, ombitasvir, paritaprevir, dasabuvir, glecaprevir e pibrentasvir (inibidores da protease [sozinhos ou em combinações] usados contra infecções, incluindo infecção por HIV), capmatinibe, regorafenibe e darolutamida (usados para o tratamento de câncer),
    roxadustate (medicamento que aumenta o número de células vermelhas e o nível de hemoglobina em pacientes com doença renal crônica), enasidenibe (usado para tratar leucemia mieloide aguda) e tafamidis (usado para tratar amiloidose por transtirretina), ácido fusídico e antiácidos.
  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

     Armazenar temperatura ambiente (de 15 °C a 30°C). Proteger da luz.

  • Como devo usar este medicamento?

    Seu médico deverá avaliar os critérios adequados para indicação e posologia do tratamento com Plenance®.

    A faixa de dose usual é de 10 mg a 40 mg, por via oral, uma vez ao dia. A dose máxima diária é de 40 mg. A dose de Plenance® deve ser individualizada de acordo com a meta da terapia e a resposta do paciente. A maioria dos pacientes é controlada na dose inicial. Entretanto, se necessário, o ajuste de dose pode ser feito em intervalos de 2 a 4 semanas.
  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso você se esqueça de tomar Plenance®, não é necessário tomar a dose esquecida. Aguarde a próxima dose, no horário habitual. Nunca utilize duas doses ao mesmo tempo.

    Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

     Possíveis reações adversas

    • Comuns (1% a 10%): dor de cabeça, dores musculares, fraqueza, prisão de ventre, tontura, enjoo e dor abdominal.

    • Incomuns (0,1% a 1%): coceira, erupções na pele e urticária.

    • Raras (0,01% a 0,1%): inflamação ou doenças musculares (incluindo rabdomiólise), reações alérgicas graves (como inchaço), inflamação do pâncreas e alterações nas enzimas do fígado.

    • Muito raras (<0,01%): dor nas articulações, pele e olhos amarelados (icterícia), inflamação do fígado (hepatite) e perda de memória.

    • Frequência desconhecida: diminuição de plaquetas, depressão, insônia ou pesadelos, fraqueza muscular (inclusive nos olhos e na respiração), aumento das mamas em homens, lesões de pele ou boca, perda de sensibilidade, síndrome alérgica grave (DRESS).

     

    Outros relatos: aumento de enzimas do fígado e creatinoquinase, aumento da hemoglobina glicada (HbA1c), presença de proteínas na urina, além de inflamação ou infecções respiratórias (faringite, rinite, sinusite).

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não existe tratamento específico para o caso de superdosagem com Plenance®. No caso de superdosagem, o paciente deve ser tratado sintomaticamente e devem ser instituídas medidas de suporte conforme a necessidade. É improvável que a hemodiálise possa exercer algum efeito benéfico na superdosagem por rosuvastatina.

    Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.