Plenance EZE ® é indicado em adultos com aumento de colesterol no sangue (hipercolesterolemia primária, familiar heterozigótica ou não-familiar) ou com aumento de colesterol e/ou de triglicérides no sangue (dislipidemia mista), quando não respondem à dieta para redução de gorduras no sangue e aos exercícios físicos e têm alto ou muito alto risco cardiovascular. Plenance EZE ® deve ser usado em associação com dieta para controle do colesterol e triglicérides. Em pacientes adultos com aumento do colesterol, Plenance EZE ® é indicado para redução de: colesterol “ruim” (LDL), colesterol total, triglicérides, ApoB, não HDL-C, razões LDL-C/HDL-C, não HDL-C/HDL-C, ApoB/Apo A-I, C-total/HDL-C e para aumento do colesterol “bom” (HDL).
Como este medicamento funciona?
Plenance EZE ® tem como princípios ativosrosuvastatina cálcica e ezetimiba. A rosuvastatina inibe uma enzima importante para a fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMG - CoA redutase, reduzindo assim o nível de lipídios (substâncias gordurosas) no sangue, principalmente colesterol e triglicérides. A ezetimiba diminui a absorção do colesterol no trato digestivo, aumentando o efeito redutor do colesterol de outros medicamentos que reduzem as substâncias gordurosas do sangue, como a rosuvastatina.
Quando não devo usar este medicamento?
Plenance EZE ® é contraindicado em pacientes: com alergia conhecida a qualquer componente deste medicamento; estando amamentando; com doença ativa no fígado; com alteração grave da função dos rins (taxa de filtração glomerular < 30 mL/min/1,73 m²); com miopatia.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Plenance EZE ® deve ser usado com cautela em pacientes que utilizam quantidades excessivas de álcool ou com histórico de doença hepática. Deve ser feita avaliação da função hepática no início do tratamento e por 12 semanas após o início da terapia ou após qualquer elevação da dose. Este medicamento pode causar danos ao fígado, por isso requer acompanhamento médico e exames laboratoriais periódicos.
Plenance EZE ® não é recomendado para pacientes com insuficiência hepática moderada ou grave. O uso é permitido em pacientes com insuficiência hepática leve.
Pode ocorrer mialgia, miopatia e, mais raramente, rabdomiólise. Deve ser prescrito com cuidado em pacientes com fatores de risco para miopatia. Caso sintoma de dor muscular ou alteração de sensibilidade ocorram, o médico deve ser avisado.
Pacientes que já tiveram miopatia com outros medicamentos não devem receber Plenance EZE ®. Diabetes Mellitus pode ser um risco, pois pode haver aumento da glicemia. A segurança durante a gravidez e lactação não foi estabelecida, por isso não deve ser utilizado sem orientação médica.
Atenção para pessoas com intolerância à lactose e para as interações medicamentosas com ácido fusídico, varfarina e ticagrelor, que requerem monitoramento especial.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Plenance EZE deve ser usado em associação com dieta para controle do colesterol e triglicérides. Recomenda-se o uso oral do medicamento em adultos, conforme orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o Plenance EZE, deve tomar a cápsula assim que lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e volte ao seu esquema de dosagem normal. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Plenance EZE pode causar efeitos colaterais como mialgia (dor muscular), miopatia (lesão muscular) e, mais raramente, rabdomiólise (grave lesão muscular associada ao comprometimento dos rins). Além disso, pode ocorrer pancreatite ou doença pulmonar intersticial em raros casos. Pacientes tratados com Plenance EZE também podem apresentar aumento de hemoglobina glicada e da glicemia, o que pode indicar o diagnóstico de diabetes. O medicamento deve ser utilizado com cuidado em pacientes com fatores de risco para miopatia, e a ocorrência de miastenia ou agravamento da condição pode ser relatada.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de PLENANCE EZE, deve-se avisar imediatamente o médico, pois altas doses podem aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo miopatia e rabdomiólise. O tratamento deve ser interrompido se houver suspeita de miopatia ou insuficiência renal secundária à rabdomiólise.