Pondera ® (cloridrato de paroxetina) é indicado para o tratamento de quadros depressivos leves, moderados e graves acompanhados ou não por ansiedade. Também é indicado para o tratamento dos sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Ansiedade Social (fobia social), Transtorno do Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
Como este medicamento funciona?
Pondera ® (cloridrato de paroxetina) age inibindo o mecanismo que retira a serotonina das regiões das comunicações entre os neurônios do cérebro. Assim, a serotonina se acumula nesses locais e pode agir mais efetivamente. O tempo para se verificar o início da ação do Pondera ® é de uma a quatro semanas. O efeito completo é observado dentro de oito a doze semanas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve fazer uso de Pondera ® (cloridrato de paroxetina) se apresentar hipersensibilidade (alergia) conhecida ao cloridrato de paroxetina ou aos demais componentes da formulação. Você também não deve fazer uso de Pondera ® (cloridrato de paroxetina) concomitantemente com outros antidepressivos inibidores da enzima monoamino-oxidase (IMAO), como a fenelzina e moclobemida, ou com os antipsicóticos como a tioridazina e pimozida. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade. Categoria D - Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não é aconselhável dirigir veículos motorizados e operar máquinas de precisão durante o tratamento com Pondera (cloridrato de paroxetina). Pondera deve ser utilizado com cautela em pacientes com problemas renais e hepáticos graves e em pacientes fazendo uso de medicamentos anticoagulantes. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Gravidez e lactação: caso ocorra gravidez durante ou logo após o tratamento com Pondera, suspenda a medicação e comunique imediatamente a seu médico. Pondera não é recomendado às mulheres que estão amamentando e não deve ser usado durante a gravidez. Categoria D - Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Resposta:
O tratamento pode ser iniciado com 10 mg ou 15 mg ao dia, ou a critério médico. Se necessário, a dose pode ser elevada semanalmente até que se atinja a dose ideal recomendada, conforme a indicação. Recomenda-se que Pondera® (cloridrato de paroxetina) seja administrado em doses únicas diárias, pela manhã, juntamente com a alimentação. Os comprimidos devem ser deglutidos inteiros, sem mastigar. A dose deve ser avaliada e ajustada, se necessário, dentro de duas a três semanas após o início do tratamento. O período de tratamento deve ser suficiente para garantir que o paciente esteja livre dos sintomas, podendo ser de vários meses para o tratamento da depressão. É recomendável que ao término do tratamento, o medicamento seja descontinuado gradativamente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Use a medicação assim que se lembrar de que esqueceu uma dose. Se o horário estiver próximo ao que seria a dose seguinte, pule a dose perdida e siga o horário normal de uso.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não informado na bula.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de Pondera (cloridrato de paroxetina), não informado na bula.