Postec Pomada 20G

  • Fabricante: Apsen Farmaceutica S/A - 62462015000129
  • Categoria: Pele e Mucosa
  • Princípio ativo: Valerato De Betametasona,Hialuronidase
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    POSTEC ® é indicado no tratamento clínico tópico da fimose.

  • Como este medicamento funciona?

    POSTEC ® contém valerato de betametasona, um corticosteroide de grande atividade anti-inflamatória, e hialuronidase, uma enzima que facilita a penetração de outras substâncias na pele. O início de ação anti-inflamatória do POSTEC ® se dá no momento da aplicação, uma vez que o produto é de aplicação tópica e apresenta ação local. Os estudos demonstram que o tratamento tópico da fimose pode variar de 1 a 12 semanas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve usar POSTEC ® se tiver alergia a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano de idade.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    O medicamento POSTEC ® contém o ativo valerato de betametasona, uma substância pertencente ao grupo dos corticosteroides. POSTEC ® é de uso exclusivamente tópico e não deve ser aplicado em outras enfermidades diferentes daquela para a qual ele foi indicado pelo seu médico. Quando o médico orientá-lo a proteger o local de aplicação de POSTEC ® (chamado tratamento com curativo oclusivo), a pele deve ser adequadamente limpa antes da aplicação do curativo oclusivo, a fim de evitar-se infecção bacteriana induzida pela oclusão. O uso de corticosteroides tópicos em grandes quantidades, por longos períodos e/ou em áreas extensas do corpo, oferece risco de supressão da função normal da glândula adrenal, principalmente em crianças. Evitar contato do medicamento com os olhos. POSTEC ® deve ser aplicado em pacientes com idade entre 1 e 30 anos. A segurança e eficácia de POSTEC ® não foi estabelecida em crianças menores de 1 ano de idade, não sendo recomendado o seu uso nesta faixa etária. Interações medicamentosas: POSTEC ® não deve ser aplicado com outros produtos, pois a sua ação pode ser prejudicada. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    POSTEC deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, o produto pode ser utilizado até o final do prazo de validade.

  • Como devo usar este medicamento?

    POSTEC ® deve ser aplicado, por via tópica, na região do prepúcio 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas, durante 3 semanas, ou conforme orientação médica. Após esse período, o paciente deve ser novamente avaliado pelo médico. Caso necessário, o tratamento pode ser repetido por mais um período, de acordo com a orientação médica.

    Instruções de Uso:

    1. Aplique POSTEC ® 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas, durante 3 semanas ou conforme orientação médica.
    2. Aplique na extremidade do pênis, após tração leve da pele (sem causar dor), e a seguir até a metade do corpo do pênis.
    3. Aumente a tração da pele a partir do sétimo dia de uso de POSTEC ®.
    4. Após o término da massagem, reposicione a pele (prepúcio) sobre a glande.
    5. Retorne ao médico na data recomendada.

    Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Volte a passar a pomada assim que se lembrar. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    A formulação de POSTEC ® é bem tolerada. O paciente pode apresentar aumento da circulação sanguínea local e irritação acompanhada de sensação de queimação, ardor ou inchaço. O desconforto causado por essas reações poderá inibir o paciente de urinar, podendo levá-lo a reter urina. Essas reações desaparecem com a suspensão do tratamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    No caso de superdose crônica ou de mau uso do produto podem aparecer sintomas e sinais de excesso de betametasona no organismo (que na criança pode se manifestar, por exemplo, com redução do ritmo de crescimento) e, após a suspensão da pomada, de sintomas e sinais de falta de hormônio corticosteroide no organismo, tais como fraqueza, perda do apetite, perda de peso e tontura ao se levantar. Nestes casos, a utilização da pomada deve ser descontinuada e o médico deve avaliar a necessidade de reposição de hormônio corticosteroide com retirada gradual. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.