Primera 30 com 63 Comprimidos

  • Fabricante: Eurofarma Laboratórios S.a. - 61190096000192
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Etinilestradiol,Desogestrel
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    O Primera 30 ® (desogestrel + etinilestradiol) é um anticoncepcional, ou seja, é usado para impedir que você fique grávida. Quando usado corretamente (sem esquecimento), a possibilidade de engravidar é muito baixa.

  • Como este medicamento funciona?

    O Primera 30 ® (desogestrel + etinilestradiol) é um anticoncepcional oral combinado (pílula combinada). Cada comprimido contém uma pequena quantidade de dois diferentes hormônios femininos: o desogestrel (um progestagênio) e o etinilestradiol (um estrogênio). Por causa das pequenas quantidades de hormônios, Primera 30 é considerado um anticoncepcional oral de dose baixa. Como todos os comprimidos da cartela contêm os mesmos hormônios na mesma dose, ele é considerado um anticoncepcional oral combinado monofásico.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não use Primera 30 ® (desogestrel + etinilestradiol) se apresentar qualquer condição relacionada a seguir: Se tem ou teve um coágulo (trombose) em um vaso sanguíneo da perna, pulmões (embolia) ou outras partes do corpo; Se tem ou teve um ataque cardíaco ou derrame cerebral; Se tem ou teve alguma condição que possa ser o primeiro sinal de um ataque cardíaco ou derrame; Se tem um distúrbio da coagulação do sangue; Se passou por uma cirurgia de grande porte e está com restrição de movimentos por um longo período; Se tem (ou teve) enxaqueca com aura; Se tem diabetes mellitus com alterações dos vasos sanguíneos; Se tem pancreatite associada com concentrações elevadas de substâncias gordurosas no sangue; Se tem icterícia ou doença grave do fígado; Se tem ou teve câncer que possa crescer por influência dos hormônios sexuais; Se tem ou teve um tumor do fígado; Se tem algum sangramento vaginal não explicado; Se tem alergia a quaisquer dos ingredientes da fórmula do Primera 30. Em caso de suspeita de gravidez durante o uso, informe seu médico imediatamente.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Não use Primera 30 (desogestrel + etinilestradiol) se apresentar qualquer condição relacionada a seguir: trombose em um vaso sanguíneo, ataque cardíaco ou derrame cerebral, condições que possam ser sinais de ataque cardíaco ou derrame, distúrbios da coagulação do sangue, cirurgia de grande porte, enxaqueca com aura, diabetes mellitus com alterações dos vasos sanguíneos, pancreatite associada a concentrações elevadas de gorduras no sangue, icterícia ou doença grave do fígado, câncer que possa crescer por influência dos hormônios, tumor do fígado, sangramento vaginal não explicado, alergia a quaisquer dos ingredientes da fórmula. Este medicamento é contraindicado durante a gravidez ou suspeita de gravidez, pois pode causar malformações ao bebê. Se alguma dessas condições aparecer pela primeira vez durante o uso, interrompa o tratamento e consulte seu médico.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O Primera 30® (desogestrel + etinilestradiol) é um anticoncepcional e deve ser utilizado oralmente. É importante seguir a indicação médica e utilizar o medicamento corretamente, sem esquecimentos, para que a possibilidade de engravidar seja muito baixa. Recomenda-se a leitura cuidadosa da bula antes de iniciar o tratamento e, em caso de dúvidas, consultar um médico ou farmacêutico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você esqueceu de usar o PRIMERA 30, deve seguir as instruções específicas que não estão explicitamente informadas na bula. Recomenda-se sempre consultar o seu médico ou farmacêutico para orientações sobre o que fazer neste caso.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O Primera 30 é contraindicado para uso por mulheres nas seguintes condições: coágulo (trombose) em um vaso sanguíneo, ataque cardíaco, derrame cerebral, distúrbio da coagulação do sangue, enxaqueca com aura, diabetes mellitus com alterações dos vasos sanguíneos, pancreatite, iperbilirrubinemia, câncer que possa crescer por influência hormonal, tumor do fígado, sangramento vaginal não explicado, alergia a componentes da fórmula e hepatite C sob tratamento com regime combinado. Além disso, é contraindicado durante a gravidez, pois pode causar malformação ao bebê.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se você usar uma quantidade maior do que a indicada de PRIMERA 30 (desogestrel + etinilestradiol), é importante entrar em contato com seu médico imediatamente. Sobredosagem pode levar a síntomas adversos e recomenda-se avaliar a situação individualmente.