Primosiston é indicado no tratamento de hemorragia uterina disfuncional e para antecipação e retardamento da menstruação. Converse com seu médico para obter maiores esclarecimentos sobre a ação do produto e sua utilização.
Como este medicamento funciona?
Primosiston suprime a ovulação e a produção hormonal, o que modifica completamente o endométrio (revestimento interno do útero de onde provém o sangramento menstrual), interrompendo o sangramento causado pela descamação irregular do endométrio. Após alguns dias de uso de Primosiston seguidos de sua interrupção, cessa o efeito do medicamento e então ocorre uma descamação induzida, na forma de sangramento semelhante à menstruação. Devido a sua intensa atividade progestogênica e estrogênica, Primosiston alivia os distúrbios da função ovariana e do ciclo menstrual dentro de poucos dias.
Quando não devo usar este medicamento?
Primosiston não deve ser utilizado na presença das condições descritas a seguir: história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral; história atual ou anterior de doenças que podem ser sinal indicativo de futuro ataque cardíaco ou de um derrame; presença de um alto risco para formação de coágulos arteriais ou venosos; história atual ou anterior de um certo tipo de enxaqueca; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; história atual ou anterior de doença do fígado; uso de qualquer medicamento antiviral que contenha ombitasvir, paritaprevir ou dasabuvir; história atual ou anterior de tumor no fígado; história atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais; presença de sangramento vaginal sem explicação; ocorrência ou suspeita de gravidez; história de herpes durante gravidez anterior; hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes de Primosiston. Se qualquer um destes casos ocorrer pela primeira vez enquanto estiver usando Primosiston, descontinue o uso imediatamente e consulte seu médico. Categoria X – Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o uso de Primosiston, é importante conversar com seu médico. Advertências e Precauções incluem: monitoramento cuidadoso em caso de distúrbios graves da função do fígado, episódios de tromboembolismo, diabetes mellitus com lesão dos vasos sanguíneos, e outros problemas como angioedema hereditário. Pacientes diabéticas devem ter supervisão médica, e é necessário interromper a medicação se surgirem dores de cabeça do tipo enxaqueca, alterações visuais, ou sinais de tromboflebite. A medicação deve ser suspensa em casos de icterícia, hepatite, coceira e aumento significativo da pressão sanguínea. Condições como fumo, obesidade, pressão alta, e histórico familiar de trombose devem ser monitorados com cuidado. Consulte seu médico imediatamente se ocorrerem sintomas graves.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Primosiston é indicado no tratamento de hemorragia uterina disfuncional e antecipação e retardamento da menstruação. Para obter maiores esclarecimentos sobre a ação do produto e sua utilização, converse com seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Primosiston pode causar diversos males, especialmente se utilizado nas condições descritas a seguir. Não deve ser utilizado na presença de história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral, doenças que podem ser sinal indicativo de futuro ataque cardíaco (como angina pectoris), presença de alto risco para formação de coágulos, hipersensibilidade a qualquer um dos componentes, e história de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais. Além disso, deve-se ter cautela em casos de diabetes, distúrbios do fígado, herpes durante gravidez anterior, e angioedema hereditário. É importante monitorar sintomas como dores de cabeça do tipo enxaqueca, trombose, e altas pressões sanguíneas. O uso de Primosiston deve ser interrompido imediatamente se surgirem sintomas adversos graves.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se ocorrer ocorrência de uma **quantidade maior do que a indicada** de **Primosiston**, deve-se interromper o uso e consulte imediatamente seu médico para avaliação e orientações adequadas sobre a situação.