Procimax ® é usado para tratar a depressão e, após a melhora, para prevenir a recorrência desses sintomas. Além disso, é eficaz no tratamento de pacientes com transtorno do pânico e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Seu médico pode prescrever Procimax ® para outros propósitos.
Como este medicamento funciona?
Procimax ® é um medicamento da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) que é uma classe do grupo dos antidepressivos. Este medicamento age no cérebro onde corrige as concentrações inadequadas de determinadas substâncias denominadas neurotransmissores, em especial a serotonina, que causam os sintomas na situação de doença.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tomar Procimax se você for alérgico a qualquer um dos componentes mencionados. Não tomar se estiver em uso de pimozida ou inibidores da monoamina oxidase (IMAO) como fenelzina, iproniazida, isocarboxazida, nialamida, tranilcipromina, selegilina, moclobemida e linezolida. Não tomar se você tiver histórico de ritmo cardíaco anormal. É contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite humano.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Avise ao seu médico se teve ou tem algum problema de saúde. Principalmente fale com seu médico se você teve ou: episódios de mania ou pânico; comprometimento do funcionamento dos rins e/ou do fígado, pois seu médico pode precisar ajustar a dose do medicamento; diabetes, já que o tratamento com Procimax ® pode alterar o controle glicêmico; epilepsia ou histórico de tremores, pois o tratamento deve ser descontinuado se ocorrerem convulsões; tendência a sangramentos; níveis de sódio diminuídos no sangue; terapia eletroconvulsiva; problemas do coração ou ataque cardíaco recente; baixa frequência cardíaca em repouso; batimentos cardíacos rápidos ou irregulares; problemas com os olhos, como glaucoma; e se estiver grávida. Este medicamento pode causar danos ao fígado e requer acompanhamento médico estrito, além de exames laboratoriais periódicos. Pode também aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos. Não tome este medicamento se tiver síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT ou qualquer ritmo cardíaco anormal no passado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Procimax ® é usado para tratar a depressão e, após a melhora, para prevenir a recorrência dos sintomas. Também é usado para o tratamento de transtorno do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Após o início do tratamento, serão necessárias algumas semanas até que você se sinta melhor, especialmente no tratamento do transtorno do pânico, onde costumam ser necessárias de 2 a 4 semanas para que a melhora se inicie.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Procimax ® pode causar efeitos adversos, incluindo o aumento da ansiedade, pensamentos suicidas ou autoagressão, especialmente em pacientes jovens. É importante observar se há sintomas como inquietude ou uma virada para a fase maníaca, caracterizada por ideias rápidas, alegria inapropriada e atividade física excessiva. O uso de Procimax ® pode aumentar o risco de alterações graves no ritmo cardíaco, sendo contraindicado em casos de síndrome do QT longo e/ou outros problemas cardíacos. Convulsões podem ocorrer em pacientes com histórico de epilepsia. Vários sintomas podem ocorrer nos primeiros dias de tratamento, sendo necessário acompanhamento médico para o controle dos efeitos indesejáveis.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?