QTERN é indicado em associação à metformina como auxiliar da dieta e do exercício físico para melhorar o controle da glicemia, isto é, do nível de açúcar no sangue, em adultos com diabetes mellitus tipo 2, ou quando o tratamento com metformina associado a um dos componentes de QTERN (saxagliptina ou dapagliflozina) não têm o efeito adequado, ou em pacientes que já utilizam a combinação de saxagliptina, dapagliflozina e metformina na mesma dose de QTERN, e têm o nível de glicemia controlado adequadamente, mas com comprimidos separados.
Como este medicamento funciona?
QTERN combina os princípios ativossaxagliptina e dapagliflozina, que possuem mecanismos de ação diferentes e que se complementam para melhorar o controle da glicemia (nível de açúcar no sangue). A saxagliptina aumenta a secreção de insulina; enquanto a dapagliflozina age impedindo que os rins reabsorvam a glicose em excesso que foi filtrada. A combinação destas duas substâncias resulta na redução da quantidade de hemoglobina glicada, levando a um melhor controle da glicemia em pacientes com diabetes mellitus tipo 2.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar QTERN se você tem histórico de alguma reação grave de hipersensibilidade (alergia) às substâncias ativas (saxagliptina e dapagliflozina) ou a qualquer um dos excipientes deste medicamento, incluindo anafilaxia ou angioedema após exposição a qualquer medicamento da classe da saxagliptina. Você não deve usar QTERN se apresentar mau funcionamento dos rins de grau moderado a grave (taxa de filtração glomerular < 45 ml/min/1,73m²) ou doença renal terminal. O uso de QTERN não é recomendado caso você apresente mau funcionamento grave do fígado ou diabetes tipo 1. Além disso, QTERN não deve ser usado para o tratamento da cetoacidose diabética.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
QTERN não é indicado caso você apresente diabetes tipo 1. O uso de QTERN não é recomendado caso você apresente mau funcionamento de grau moderado a grave dos rins (definido como TFG persistentemente < 45 ml/min/1,73m²) ou doença renal terminal (DRT - necessidade de tratamento que substitua a função dos rins). Além disso, QTERN não foi estudado em pacientes com mau funcionamento grave dos rins (TFGe < 30 ml/min/1,73 m²) ou doença renal terminal e, portanto, não deve ser utilizado por esta população. O seu médico deve avaliar o funcionamento dos seus rins antes de iniciar QTERN e periodicamente depois do início do tratamento. O uso de QTERN não é recomendado em pacientes com mau funcionamento grave do fígado. A exposição à dapagliflozina e à saxagliptina é maior em pacientes que apresentam mau funcionamento do fígado. QTERN pode ser utilizado se você apresentar mau funcionamento de grau leve ou moderado do fígado. QTERN não deve ser usado para o tratamento da cetoacidose diabética, uma complicação grave do diabetes mellitus. Pacientes tratados com QTERN que apresentarem sinais e sintomas compatíveis com cetoacidose, incluindo náuseas, vômitos, dor abdominal, mal-estar e esforço para respirar, devem ser avaliados para cetoacidose. QTERN não foi estudado
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os principais males que o medicamento QTERN pode causar incluem: cetoacidose (uma complicação grave do diabetes mellitus), infecções do trato urinário, como urosepse e pielonefrite, e reações alérgicas, incluindo anafilaxia e angioedema. Além disso, pode ocorrer fasciíte necrosante do períneo, conhecida como gangrena de Fournier, em casos raros. É importante estar atento a sintomas e buscar atendimento médico se necessário.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?