Quadriderm ® creme é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias das dermatoses (doenças da pele) que respondem aos corticosteroides, quando complicadas por infecção causada por microrganismos sensíveis aos componentes de sua formulação ou quando há suspeita da possibilidade de tal infecção. Essas dermatoses incluem: dermatose inguinal, dermatite crônica das extremidades, eritrasma, balanopostite, dermatite eczematoide, dermatite de contato, dermatite folicular, desidrose, paroníquia, prurido anal, eczema seborreico, intertrigo, dermatite seborreica, acne pustulosa, impetigo, neurodermatite, estomatite angular, dermatite por fotossensibilidade, dermatofitose inguinal liquenificada e infecções causadas pelo fungo tinea, como Tinea pedis e Tinea cruris.
Como este medicamento funciona?
Quadriderm ® creme possui quatro agentes com funções diferentes, proporcionando ação anti-inflamatória, bactericida (mata as bactérias) e fungicida (mata os fungos).
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize Quadriderm ® creme se você já teve qualquer alergia ou alguma reação anormal a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. Este medicamento é contraindicado para menores de 3 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Quadriderm creme contém corticosteroides, o que pode bloquear o funcionamento das glândulas suprarrenais. Crianças e recém-nascidos são particularmente sensíveis. Pode ocorrer manchas leves nas roupas devido ao clioquinol. A absorção da gentamicina pode ser aumentada se grandes áreas forem tratadas, especialmente em caso de ruptura da pele, podendo ocorrer efeitos indesejáveis característicos do uso sistêmico. O uso em crianças deve ser rigorosamente monitorado, pois pode afetar o crescimento. A administração em superfícies grandes ou o uso de curativos pode aumentar a absorção. O uso prolongado de antibióticos pode levar ao crescimento de microrganismos resistentes e qualquer sinal de irritação ou superinfecção requer interrupção do uso. Na gravidez, deve-se ponderar os riscos e benefícios, evitando uso em grandes quantidades ou por longos períodos. Na amamentação, não é conhecida a absorção sistêmica suficiente para ser detectável no leite materno, devendo-se decidir entre interromper a amamentação ou o tratamento. Em idosos, pode ser necessário reduzir a dosagem devido a efeitos adversos. Não foram relatadas interações medicamentosas relevantes, mas é importante informar ao médico sobre outros medicamentos em uso.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, e antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Como devo usar este medicamento?
Quadriderm ® creme não é apropriado para ser usado nos olhos. Antes do uso, bata levemente a bisnaga com a tampa virada para cima, em uma superfície plana e macia para que o conteúdo da embalagem desça para a parte de baixo da bisnaga e assim não ocorrerá desperdício do produto ao abrir a tampa de Quadriderm ® creme. Aplique uma fina camada de Quadriderm ® creme em quantidade suficiente para cobrir toda a área afetada, de manhã e à noite (de 12 em 12 horas) ou de manhã, à tarde e à noite (de 8 em 8 horas), conforme a prescrição do seu médico. A quantidade de aplicações e a duração do tratamento são baseadas na gravidade do problema e devem ser determinadas pelo seu médico. Em casos de micose nos pés (Tinea pedis) poderá ser necessário um tratamento mais longo (2 a 4 semanas). Não ultrapassar a quantidade máxima diária de aplicação que é de 2 a 3 vezes por dia. Siga a orientação do seu médico, respeitando
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de aplicar uma dose na hora certa, aplique essa dose assim que se lembrar e mantenha os horários anteriores programados para a aplicação. Se o horário estiver próximo ao que seria a aplicação seguinte, pule a aplicação perdida e siga o horário das outras normalmente. Nunca dobre a quantidade de aplicação.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os efeitos indesejáveis podem ocorrer, especialmente se grandes áreas corporais estiverem sendo tratadas ou se houver ruptura da pele. Nestes casos, podem ocorrer efeitos indesejáveis característicos do uso de gentamicina em todo o organismo. Além disso, o uso por muito tempo pode resultar no crescimento de microrganismos resistentes, e se houver irritação, sensibilização ou superinfecção, o tratamento deve ser interrompido. Crianças e adolescentes sob tratamento devem ser rigorosamente acompanhados, pois a absorção pelo corpo pode afetar o crescimento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso excessivo do QUADRIDERM creme, é importante tomar cuidados, pois a absorção pelo organismo dos ingredientes ativos pode aumentar, especialmente se grandes áreas da pele estiverem sendo tratadas ou se houver ruptura da pele. Isso pode resultar em efeitos indesejáveis. Portanto, se houver utilização de quantidades maiores, recomenda-se procurar um médico para avaliação e orientação adequada.