Quet XR (hemifumarato de quetiapina) está indicado para:
• Tratamento da esquizofrenia;
• Como monoterapia ou adjuvante no tratamento dos episódios de mania e de depressão associados ao transtorno afetivo
bipolar;
• O alívio dos sintomas do transtorno depressivo maior, em terapia adjuvante com outro antidepressivo, quando outros
medicamentos antidepressivos tenham falhado. Embora não haja evidência de que a eficácia de Quet XR (hemifumarato de quetiapina) comprimido revestido de liberação prolongada isoladamente seja superior a outros antidepressivos, quando usado em terapia adjuvante, ele oferece uma opção de tratamento para pacientes que não responderam a tratamentos antidepressivos anteriores. Antes de iniciar o tratamento, os médicos devem considerar o perfil de segurança de Quet XR (hemifumarato de quetiapina) comprimido revestido de liberação prolongada.
Como este medicamento funciona?
Quet XR (hemifumarato de quetiapina) pertence a um grupo de medicamentos chamado antipsicóticos, os quais melhoram os sintomas de alguns tipos de transtornos mentais como esquizofrenia e episódios de mania e de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar. A eficácia antidepressiva foi tipicamente observada dentro de uma semana de tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar Quet XR (hemifumarato de quetiapina) se tiver alergia ao hemifumarato de quetiapina ou a qualquer um dos componentes do medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Quet XR (hemifumarato de quetiapina) deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações: pacientes com sinais e/ou sintomas de infecção, pacientes diabéticos ou que apresentem risco de desenvolver diabetes, pacientes que apresentem alterações nos níveis de substâncias gordurosas no sangue (triglicérides e colesterol), pacientes com doença cardíaca conhecida, doença vascular cerebral ou outras condições que predisponham à queda da pressão arterial. Este medicamento pode induzir a queda de pressão arterial em pé, especialmente durante o período inicial do tratamento. Precauções adicionais incluem pacientes com histórico ou risco de apneia do sono, risco de pneumonia por aspiração, histórico de convulsões, sinais de discinesia tardia, síndrome neuroléptica maligna, distúrbios cardiovasculares, e histórico de retenção urinária ou glaucoma de ângulo fechado. É importante informar o médico sobre quaisquer sintomas como febre, dor de garganta ou sinais de infecção, bem como sobre a ocorrência de prisão de ventre com dor abdominal persistente. O Quet XR não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O Quet XR deve ser utilizado por via oral, conforme orientação médica. É importante que o tratamento com Quet XR seja acompanhado pelo médico, principalmente nas primeiras semanas, para monitorar o perfil de segurança e potencial de efeitos colaterais. O uso do medicamento não é recomendado para mulheres grávidas sem orientação médica. Além disso, deve-se ter cautela em casos de pacientes com doenças cardíacas, diabetes, ou risco de queda de pressão arterial, entre outras condições.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o QUET XR, recomenda-se que você o tome assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida e retome o esquema posológico habitual. Não tome o medicamento em dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Quet XR (hemifumarato de quetiapina) pode causar os seguintes efeitos colaterais: cardiomiopatia (enfraquecimento do músculo do coração) e miocardite (inflamação do coração), embora não se saiba se o tratamento está relacionado a esses problemas. Reações Adversas de Pele Graves foram relatadas, apresentando sintomas como lesões ou inflamações na pele, prurido, febre, alteração no tamanho dos linfonodos e aumento na contagem de eosinófilos e neutrófilos. Os pacientes devem ser informados sobre a possibilidade de insônia, náusea e vômitos após a descontinuação abrupta do tratamento. Pacientes devem ser monitorados para sinais de ideação suicida e comportamento suicida, pois o medicamento pode afetar o Sistema Nervoso Central (SNC) e interferir em atividades que requerem alerta mental, como dirigir ou operar máquinas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.