Relvar ® Ellipta ® 100/25 mcg é utilizado para o tratamento regular da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em adultos e da asma em adultos e adolescentes a partir de 12 anos de idade. Relvar ® Ellipta ® 200/25 mcg é utilizado para o tratamento da asma em adultos e adolescentes a partir de 12 anos de idade.
Como este medicamento funciona?
O furoato de fluticasona pertence a um grupo de medicamentos chamado corticosteroides, que reduzem a inflamação. Eles diminuem o inchaço e a irritação nas passagens de ar mais estreitas dos pulmões, melhorando os problemas respiratórios. Os corticosteroides também ajudam a prevenir ataques de asma. O vilanterol é um broncodilatador que relaxa os músculos das passagens de ar nos pulmões, ajudando a abrir as vias aéreas e facilitando a entrada e saída de ar nos pulmões. Quando usado regularmente, esses dois medicamentos ajudam a controlar as dificuldades respiratórias.
Quando não devo usar este medicamento?
O uso de Relvar ® Ellipta ® é contraindicado para pacientes com alergia grave à proteína do leite e para aqueles que tenham demonstrado hipersensibilidade ao furoato de fluticasona, ao trifenatato de vilanterol ou a qualquer componente da formulação. Não use se você for alérgico a lactose ou à proteína do leite.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não use Relvar ® Ellipta ®:
- Se você for alérgico a lactose ou à proteína do leite;
- Se você for alérgico ao furoato de fluticasona, ao trifenatato de vilanterol ou a qualquer outro ingrediente da formulação;
Se você pensa que qualquer uma destas condições se aplica a você, não use Relvar ® Ellipta ® até que tenha verificado com seu médico;
Se você foi diagnosticado com intolerância a alguns açúcares, ou a proteína do leite, fale com seu médico antes de usar Relvar ® Ellipta ®. Atenção: Contém lactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose - galactose. Converse com o seu médico antes de usar Relvar ® Ellipta ®:
- Se você tiver doença no fígado, pois você pode ter mais chance de apresentar efeitos colaterais;
- Se você tiver problemas cardíacos ou pressão arterial alta;
- Se você tiver tuberculose pulmonar ou infecções crônicas ou não tratadas;
- Se você tiver histórico de diabetes ou tiver níveis aumentados de açúcar (glicose) no sangue.
Procure seu médico se você apresentar alguns dos sintomas a seguir, enquanto estiver utilizando Relvar ® Ellipta ®:
- visão turva
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O produto deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Após aberto, é válido por 1 mês. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Relvar ® Ellipta ® é indicado apenas para inalação por via oral. Deve ser administrado uma vez por dia, de manhã ou à noite, no mesmo horário todos os dias. Deve ser utilizado regularmente, mesmo quando não houver sintomas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Relvar ® Ellipta ® deve ser utilizado regularmente, mesmo quando não houver sintomas. Se você se esquecer de usar o medicamento, use-o assim que se lembrar. Porém, se já estiver perto do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e retorne ao seu esquema habitual. Não use uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Ao utilizar Relvar ® Ellipta ®, você pode apresentar efeitos colaterais como: visão turva ou outros problemas visuais; sensação de sede excessiva, vontade frequente de urinar ou cansaço inexplicável (sinais de altos níveis de glicose no sangue). Além disso, há um maior risco de desenvolver infecções pulmonares, como pneumonia, especialmente em pacientes tratados para DPOC. Reações alérgicas respiratórias imediatas também podem ocorrer, sendo necessário procurar assistência médica se a respiração ou o chiado piorar após o uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?