REPATHA é utilizado em adição à sua dieta para redução do colesterol se você:
É um adulto com um alto nível de colesterol no sangue (hipercolesterolemia primária [familiar heterozigótica e não familiar] e dislipidemia mista). Administrado:
Junto a uma estatina ou outros medicamentos para redução do colesterol, se a dose máxima de estatina não reduzir os níveis de colesterol suficientemente.
Isoladamente ou junto a outros medicamentos para redução do colesterol quando as estatinas não funcionarem bem ou não puderem ser usadas.
Você ou seu filho tiver 10 anos ou mais com um alto nível de colesterol no sangue por causa de uma condição existente em sua família (hipercolesterolemia familiar homozigótica ou HFHo). Administrado: junto a outros tratamentos para redução do colesterol.
Tem dez anos de idade ou mais com colesterol alto no sangue por causa de uma condição existente em sua família (hipercolesterolemia familiar heterozigótica ou HFHe). Administrado: isoladamente ou em combinação com outros tratamentos para redução do colesterol.
É um adulto com um alto nível de colesterol no sangue e com doença cardiovascular aterosclerótica estabelecida (um histórico de ataque cardíaco, derrame ou problemas nos vasos sanguíneos). Administrado:
Junto a uma estatina ou outros medicamentos para redução do colesterol, se a dose máxima de estatina não reduzir os níveis de colesterol suficientemente.
Isoladamente ou junto a outros medicamentos para redução do colesterol quando as estatinas não funcionarem bem ou não puderem ser usadas.
Como este medicamento funciona?
REPATHA é um medicamento que reduz os níveis de colesterol “ruim”, um tipo de gordura, no sangue. REPATHA contém o princípio ativo evolocumabe, um anticorpo monoclonal que se liga à substância PCSK9, afetando a capacidade do fígado de absorver colesterol. Ao inibir o PCSK9, o medicamento aumenta a quantidade de colesterol que entra no fígado e assim reduz o nível de colesterol no sangue. Este medicamento é utilizado em pacientes que não controlam os níveis de colesterol apenas com dieta.
Quando não devo usar este medicamento?
Não use REPATHA se você ou seu filho for alérgico ao evolocumabe ou a qualquer componente deste medicamento (listado na seção “ COMPOSIÇÃO ”).
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe ao seu médico ou farmacêutico antes de usar REPATHA se você ou seu filho tiver: doença hepática (no fígado). A proteção da agulha da caneta preenchida SureClick é feita de borracha natural seca (um derivado do látex), que pode causar reações alérgicas. REPATHA pode causar reações alérgicas; ligue para o seu médico ou vá para o hospital mais próximo imediatamente se você ou seu filho tiver quaisquer sintomas de uma reação alérgica, incluindo uma erupção na pele grave, vermelhidão, coceira intensa, inchaço da face ou dificuldade de respirar. O uso de REPATHA não foi estudado em crianças abaixo de 10 anos de idade. Informe ao seu médico se você estiver tentando engravidar, pensa estar grávida ou ficará grávida enquanto estiver tomando REPATHA. Categoria B para gravidez: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Não se sabe se REPATHA é encontrado no leite materno. É importante informar ao seu médico se você estiver amamentando ou se planeja amamentar. A capacidade de dirigir e operar máquinas é pouca ou nenhuma influência. Este medicamento contém menos de 1 mmol de sódio (23 mg) por dose, ou seja, é praticamente “isento de sódio”.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em geladeira (2°C a 8°C). Não congelar. Conservar dentro da embalagem original para proteger da luz. Sua caneta preenchida SureClick deve ser mantida fora do refrigerador para atingir a temperatura ambiente (até 30°C) antes da injeção, podendo ser usada dentro de 7 dias após a remoção do refrigerador.
Como devo usar este medicamento?
REPATHA é administrado como uma injeção sob a pele (subcutânea). A dose recomendada depende da condição médica: para adultos com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista, a dose é de 140 mg a cada duas semanas ou 420 mg uma vez ao mês; para crianças de 10 anos ou mais com hipercolesterolemia familiar heterozigótica, a dose é a mesma; para adultos ou crianças com 10 anos ou mais com hipercolesterolemia familiar homozigótica, a dose inicial recomendada é de 420 mg uma vez ao mês. Após 12 semanas, o médico pode aumentar a dose para 420 mg a cada duas semanas. Para adultos com doença cardiovascular aterosclerótica estabelecida, a dose recomendada é de 140 mg a cada duas semanas ou 420 mg uma vez ao mês. Se seu médico prescrever uma dose de 420 mg, você deve utilizar três canetas preenchidas, pois cada caneta contém apenas 140 mg do medicamento. Antes da injeção, a caneta deve ser mantida fora da geladeira para atingir a temperatura ambiente. Siga as orientações do seu médico sobre como usar REPATHA corretamente.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
REPATHA pode causar reações alérgicas. Os sintomas incluem uma erupção na pele grave, vermelhidão, coceira intensa, inchaço da face ou dificuldade de respirar. Além disso, informe ao seu médico se você ou seu filho possui doença hepática, pois isso requer atenção antes de usar o medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.